Blog Destaque

Como planejar uma viagem perfeita: 5 passos simples + dica bônus

A pandemia limitou os espaços, o convívio social e o trânsito livre das pessoas, não é mesmo? E quando tudo voltar ao normal, você mal pode esperar para sair mundo afora, certo? Eu sei que a ansiedade é grande, mas para que um passeio não se torne uma verdadeira dor de cabeça, é preciso ter alguns cuidados. Então, venha comigo que mostro com passos simples como planejar uma viagem!

Preparado para planejar o seu roteiro e viajar?

Não esqueça de fazer o Seguro de Viagem.

O que considerar para uma viagem perfeita do zero?

o que considerar para uma viagem perfeita

A palavra-chave para ter sucesso em um roteiro de viagem é planejamento. E para que o planejamento funcione, você precisa refletir sobre algumas questões:

  • Qual local você deseja conhecer?
  • Quantos dias você tem disponíveis para viajar?
  • Como é o clima no local escolhido na época em que pode/deseja viajar?
  • No período em que irá viajar, haverá feriados ou datas comemorativas?
  • Quais os documentos irá precisar?
  • Seu estado de saúde é compatível com o tipo de viagem escolhida?
  • Quanto vai custar?

Percebeu que viajar é uma delícia, mas exige também muita organização? Continue acompanhando que eu explico o porquê de refletirmos sobre essas perguntas.

Defina o objetivo da viagem

defina objetivo da viagem

A viagem pode ser aquela dos sonhos ou uma oportunidade, ou seja, alguém de seu convívio social sugeriu, seja um grupo comum ou pessoas que você gosta de compartilhar momentos, e pareceu interessante. Portanto, decidir qual o seu objetivo de viagem ajuda a avaliar quantos dias você tem disponíveis para o passeio e se seu estado de saúde é compatível com o roteiro planejado.

Afinal, não adianta querer fazer a viagem dos sonhos se o tempo é limitado e sua saúde está debilitada. As chances de sentir frustração ao retornar para casa são enormes. O mesmo é válido para uma viagem de oportunidade: o local parece interessante, mas exige um tempo ou orçamento que você não tem para o momento? Então é melhor não arriscar!

Defina o período da viagem

Estude sobre o lugar para onde deseja ir, ou seja, as características climáticas e o calendário de datas comemorativas. Estas informações vão auxiliar a decidir qual o melhor período para viajar, contemplando, inclusive, a sua disponibilidade de tempo e dinheiro.

Tenha em mente qual clima você prefere (seja ele frio, neve, calor ou temperaturas amenas) e se conhecer determinado local em uma data específica é imprescindível. Tais reflexões economizam seu tempo e dinheiro.

Defina o orçamento

Feita a análise do local e do calendário de feriados e datas comemorativas, o levantamento vai permitir que você defina qual o orçamento necessário para fazer a viagem e avaliar a sua possibilidade financeira para cumprir o planejamento.

Lembre-se de que viajar em períodos menos concorridos economiza não somente o tempo com filas e transporte, mas, principalmente, dinheiro, pois os valores de locais turísticos costumam ser menores em baixa temporada.

Confira este Manual do Viajante que lhe ajudo nessas reflexões de como planejar uma viagem:

 

Viagem barata: como planejar uma viagem com pouco dinheiro

planejar viagem barata

Você refletiu sobre tudo que falei e percebeu que seu orçamento ainda não permite a viagem dos sonhos, mas a vontade de explorar o mundo é grande? Então, como fazemos para planejar uma viagem com pouco dinheiro? Confira as dicas a seguir e comece a organização já!

  1. Escolha destinos em que nossa moeda (Real) esteja mais valorizado, pois você irá gastar menos e seu dinheiro irá ‘render’ por mais tempo.
  2. Viaje fora de épocas concorridas, porque além de evitar aglomerações, o tempo de locomoção é menor e alguns pontos turísticos oferecem valores mais acessíveis na baixa temporada.
  3. Planeje com antecedência para que você possa fazer os pagamentos adiantados. Com isso, você pode viajar com mais tranquilidade de que o passeio não irá comprometer o seu orçamento e sua saúde financeira no retorno para casa e para sua rotina.

 

Planeje sua viagem seguindo 5 passos simples [Da escolha do destino ao roteiro]

como planejar viagem do zero

Compreendeu que organização e planejamento são a dupla dinâmica de quem é Louco Por Viagens, não é mesmo? Agora veja estes 5 passos simples para planejar sua próxima viagem.

1. Escolha o destino

Defina qual será o seu destino e estude sobre ele, por exemplo, as condições climáticas, hábitos culturais, tradições, datas comemorativas e pontos turísticos famosos, assim como aqueles que são pouco visitados.

Muitas vezes, conhecer esses aspectos antes de fechar um pacote garante que você faça boas escolhas de hospedagem, localização e custos com entradas e visitações. Além disso, você pode organizar melhor o roteiro e seu passeio.

Confira os destinos de viagem que já tive o prazer de conhecer e que recomendo!

2. Quanto tempo pretende ficar

Saber quanto tempo você tem disponível é fundamental. Isso pode otimizar uma viagem dos sonhos, para que conheça os principais pontos turísticos, como pode proporcionar uma experiência completa do lugar que está conhecendo.

3. Como reservar as melhores passagens e hospedagens

como reservar as melhores passagens de avião

Tenha em mente as características que considera imprescindíveis, tanto para a locomoção quanto para a hospedagem. Sabendo dessas características, fica mais fácil definir as empresas e locais mais adequados às suas necessidades.

Para garantir as melhores tarifas para suas passagens, minha dica é o Passagens Promo.

Agora, para garantir o melhor em hospedagem, eu indico o Booking.com.

4. Quais documentos irá precisar

Depois que você definiu “é pra lá que eu vou!”, é preciso fazer um levantamento da documentação necessária, pois alguns países exigem carteira de vacinação atualizada, passaporte com validade entre 3 e 6 meses de validade e/ou visto. Certifique-se de que tem todos os documentos em dia e em concordância com as regras do local de sua viagem.

Afinal, você não quer ser o barrado da festa logo na entrada, não é mesmo?

5. Como viajar com segurança

Lembra quando mencionei que é bom saber qual o seu estado de saúde? Por isso, eu sugiro que faça um check up antes de sua viagem para não ter surpresas fora de casa. De qualquer maneira, mesmo que você tenha uma saúde de ferro, minha dica é: não viaje sem um seguro de vida, de bagagem e de saúde. São itens imprescindíveis para que você não seja mais tarde surpreendido por uma conta em moeda estrangeira.

Para que você compreenda o quanto é importante viajar com segurança, convido você a conferir este bate-papo esclarecedor que eu tive com quem realmente entende do assunto aqui neste vídeo:

Eu sempre indico o Seguros Promo, porque considero a solução mais completa e que deixará você mais tranquilo na hora de se aventurar pelo mundo.

Dica bônus: Como planejar uma viagem em grupo incrível

como planejar viagem em grupo

Durante este período atípico da pandemia, imagino que você ficou mais tempo reunido com seus familiares e começaram a imaginar todos os locais que gostariam de conhecer quando o mundo voltar ao normal. Mas como planejar uma viagem em família? Além das dicas que já mencionei, convido você a conferir estas outras.

Quantas pessoas irão viajar?

É preciso saber o número de pessoas para pensar na logística necessária para se locomover de um ponto turístico a outro. Além disso, a hospedagem precisa estar de acordo com o gosto e necessidades da maioria.

Qual a faixa etária das pessoas?

Se o grupo familiar tem uma variação muito grande, é importante pensar em programações que atendam todos os gostos ou que, ao menos, estejam adequadas para cada faixa etária. Por exemplo: não adianta pensar em uma trilha se no grupo haverá idosos e crianças de colo. A opção é deixar este tipo de passeio de lado ou reservá-lo para dias de descanso, em que somente os interessados participem.

Quais as regras para viagens em grupo?

Verifique quais os critérios estabelecidos para os locais que o grupo deseja conhecer, pois se houver limitação de pessoas ou idade, alguns podem ficar de fora (e não vai ser nada agradável descobrir isso somente na hora certo?).

Quais as opções de alimentação?

Analise se o destino escolhido possui uma variedade de locais para fazer as refeições ou se há opções que atendam os gostos do grupo. De nada adianta ir para um destino em que você e sua família não encontrem um local compatível com seu estilo de vida na hora de comer. Pode ser uma experiência bem desagradável.

Conclusão

globo terrestre

Planejar é o primeiro passo para que sua próxima viagem seja sucesso total, então, aproveite este período de quarentena e lembre-se de seguir os passos e dicas disponibilizados aqui para não ter surpresas desagradáveis na sua próxima aventura. Com planejamento e organização, viajar certamente é sinônimo de investimento! Quando tudo voltar a funcionar normalmente, não há dúvidas de que dentro de nós sempre vai existir um Louco Por Viagens!

Planeje a sua viagem: Reserve as suas passagens aéreas!

Imagine uma plataforma onde você possa comparar os vôos e preços de várias empresas aéreas.
No Passagens Promo você encontra isso.

Pesquise antes de decidir comprar sua próxima passagem aérea.

Vantagens do Passagens Promo

  • Garantia do melhor preço na sua escolha;
  • Comparação de preços entre várias cias aéreas;
  • Facilidade na forma de pagamento;
  • Caso precise alterar ou cancelar seu bilhete, existe uma equipe para te ajudar.

Viu como não precisa ser complicado? Aproveite!
Reserve o seu lugar com as Passagens Promo!

Mal consegue segurar a ansiedade para sair pelo mundo? Então, aproveite estes outros conteúdos para ir se preparando:

Melhor lugar para sentar no avião: 5 dicas para evitar estresse!
Etiqueta de viagem: linguagem corporal
Conhece os termos mais utilizados em viagem?
Mulheres: o que fazer para evitar o excesso de bagagem?
Como um deficiente visual enxerga em uma viagem?

Deixe um comentário