Madri é uma das minhas cidades preferidas na Europa e tenho tido o privilégio de visitá-la por várias vezes e com isso criei minha lista dos lugares que mais gosto nesta cidade.
Decidi dividi-los em dias 3 dias de visita, assim você pode fazer tudo com calma a aproveitar o que a cidade tem de melhor.
Antes de começar sugiro que você se hospede na região da Gran Via próximo a Praça Callao, assim você pode fazer muitas das visitas apenas caminhando, você ganha tempo e essa é uma região onde você encontra todos os tipos de hotéis, desde albergues até 5 estrelas além de excelentes opções gastronômicas.
1 DIA – CENTRO HISTÓRICO
Previsão de Caminhada: 4 km
O melhor lugar para começar seu giro em Madri é pela Praça Porta do Sol, que é o marco zero da cidade, dali você pode caminhar por cerca de 5 minutos até a Praça Maior, outro ícone da cidade.
Antes de deixar a Praça Porta do Sol passe na doceria La Mallorquina e peça uma Napolitana de creme que é uma espécie de sonho, só que num formato retangular e menos gorduroso, além de ser uma delícia é um dos doces mais consumidos nessa doceria que foi fundada em 1894.
Ao chegar na Praça Maior você vai se deparar com muitos artistas de rua que variam dos inteligentes (que criaram algo espetacular), aos engraçados e aos… ainda não sei que nomenclatura dar a eles, afinal você encontra um Mickey magrinho com uma cabeça enorme, um Homem Aranha pesando uns 150 kilos, um gato de botas que parece ter tomado uma surra, entre outras figuras desprovidas de bom senso.. mas que deixam a praça mais divertida.
Saíndo da Praça Maior siga em direção ao Palácio Real e sua Catedral, mas se a fome tiver apertado, fuja dos restaurante da Praça que são caros e não te oferecem nada de especial e vá ao Sobrinho do Botin, o restaurante mais antigo do mundo que fica a um minuto caminhando da praça (saída pela Porta de los Cuchilleros). Uma outra opção, que eu acho demais, é o Mercado de São Miguel que fica do lado da praça e que tem centenas de opções de Tapas (salgados tipo aperitivo).
O lugar vive lotado, mas vale a visita e com certeza separe um tempo para pelo menos experimentar um destes Tapas.
Chegando ao Palácio Real você pode visitar a Catedral, cuja entrada é grátis, mas se quiser visitar seu Museu com a Cripta tem que pagar um ingresso. Para maiores informações sobre horários e preços acesse: http://www.catedraldelaalmudena.es/
Após visitar a Catedral logo em frente já está o Palácio Real, se você nunca visitou um palácio, vale a pena a visita, mas se já conhece os palácios franceses ou alemães pode seguir em frente. Para informações sobre sua visita ao palácio acesse:
http://www.patrimonionacional.es/real-sitio/palacios/6039
Sua última parada neste dia será a Praça da Espanha, onde você encontra uma estátua de Miguel de Cervantes com Dom Quixote e Sancho Pança.
Da Praça da Espanha você pode voltar a Praça Callao, caminhando pela Gran Via e aproveitar as lojas deste lugar.
Se já for o final do dia suba até o último andar do El Corte Ingles, que fica em frente a FNAC da Praça Callao e curta o lugar que é conhecido como Experience Gourmet e feche seu dia em grande estilo.
2 DIA – GRAN VIA – PARQUE DO RETIRO – MUSEUS – ESTAÇÃO ATOCHA
Previsão da caminhada: 5 km
Esse roteiro é pra quem gosta de caminhar, pois minha sugestão é você começar pela Praça Callao e descer a Gran Via em direção a Praça de Cibeles.
Além da caminhada ser muito agradável você vai chegar até o cruzamento entre a Gran Via e a Calle de Alcala onde se vê um dos ícones de Madri, o Edifício Metrópolis. Após tirar sua foto caminhe em direção a Praça de Cibeles, onde tem a sua bela fonte e a prefeitura da cidade logo em frente. É nessa praça que o Real Madrid comemora seus títulos.
Olhando em frente você já avista um outro monumento da cidade, a Porta de Alcala e logo na frente dela, um dos locais mais belos de descanso da cidade, o Parque do Retiro. Separe um tempo para caminhar nesse lugar muito agradável.
Do parque desça pela Paseo del Prado até a Estação Atocha. Agora se você tiver tempo e gostar de museus, visite dois que estão na sua rota:
- Museu do Prado – www.museodelprado.es
- Museu Reina Sofia – http://www.museoreinasofia.es
Ao chegar a Estação Atocha visite sua parte interior com seu jardim de inverno. De lá pegue um metro para retornar ao seu hotel, pois nesse momento você dever estar cansado.
3 DIA – TEMPLO DE DEBOD – PRAÇA DE TOROS – SANTIAGO BERNABÉU
Hoje você vai caminhar bem menos, por que vai andar de metro, por isso na hora de comprar seu tkt faça as contas certas do número de viagens para que você possa economizar.
Se você estiver viajando na primavera ou verão minha dica é você começar pela Praça de Toros (metro: Ventas – Linha 5) pela manhã e em seguida sair para um tour no Santiago Bernabéu (metro: Santiago Bernabéu – Linha 10). Mesmo que você não seja um fã de futebol, a visita é bem interessante, pois você pode visitar toda a estrutura do estádio, campo, vestiários e depois o museu com toda a história do Real Madrid.
Almoce e descanse um pouco pela região para depois seguir para o Templo de Debod (metro: Praça de Espanha – Linha 10) e se possível aprecie o por do sol nesse lugar.
4 DIA – TOLEDO
É praticamente OBRIGATÓRIA a sua visita a esta cidade e você pode pegar as dicas do que fazer em Toledo no post que fiz sobre a cidade.
Se você não tiver 4 dias na cidade, veja o que mais te agrada e tente encaixar na sua agenda, mas não deixe de curtir essa cidade que é sensacional.
Aproveite e veja também o post sobre 7 dicas gastronômicas em Madri e assista aos videos abaixo pra deixar sua experiência em Madri ainda melhor.
Te espero no próximo post, por que afinal de contas dentro de nós sempre vai existir um Louco por Viagens.