Blog Destaque 4 Os + do Louco

Etiqueta de viagem: Linguagem corporal

Alguns gestos que parecem insignificantes para algumas culturas podem soar extremamente rudes para outras. Pensando nessas diferenças, o site da Lonely Planet separou dicas muito úteis e interessantes pra quem pretende viajar para um país com costumes distintos. Você pisa no pé de alguém no Nepal e nem percebe que cometeu uma enorme gafe… Embora a maioria dos nativos perdoe as violações de etiqueta, não seria melhor você se informar? Veja abaixo uma lista de dicas de etiqueta tirada dos guias da Lonely Planet para ajudá-lo a lidar com culturas de diferentes partes do mundo!

1. Na Ásia, nunca toque em nenhuma parte do corpo de outra pessoa com o seu pé, que é considerada a
parte “mais baixa” do corpo. Se você fizer isso acidentalmente, peça desculpas tocando o braço da pessoa com sua mão e depois tocando em sua própria cabeça. Não aponte para pessoas ou objetos com os pés e não coloque os pés em cadeiras ou mesas enquanto está sentado. Guia de viagens Lonely Planet da Tailândia (guias e outros livros sobre a Ásia)

2. Na Ásia, evite também tocar as pessoas na cabeça ou despenteá-las, pois a cabeça é espiritualmente a parte “mais elevada” do corpo. Sabendo disso, evite também se sentar em travesseiros, já que eles são destinados a essa parte do corpo e o ato acaba sendo uma variante desse tabu.

3. O aperto de mãos foi introduzido em Fiji no século XIX por influência de Tonga, e rapidamente se tornou um costume. Um aperto de mão afetuoso pode ser muito longo e pode durar até mesmo por uma conversa inteira.

4. No Nepal, é falta de educação passar por cima das pernas esticadas de alguém, por isso, evite fazer isso e retire suas próprias pernas quando alguém tentar passar. Além disso, não passe por cima nem sente em almofadas de monges, dentro ou perto de templos, mesmo que ninguém esteja sentado sobre eles. Sempre ande ao redor dos chortens (estupas de estilo tibetano) no sentido horário.

5. Nos banhos japoneses, chamados onsen, sempre se lave antes de entrar na água. A água é vista como suja se alguém não fizer isso, e o ato é tão rude quanto fazer xixi na piscina.

6. O povo italiano é emocionalmente demonstrativo, então, prepare-se para ver muitos beijos no rosto entre conhecidos, abraços entre amigos homens e prolongados apertos de mão. É normal que homens italianos andem de mãos dadas, assim como as mulheres. O empurra-empurra em lugares cheios não é considerado rude, então, não se sinta ofendido com isso.

7. Um aperto de mão feito através de uma fronteira é conhecido por dar azar na Rússia. Um exemplo interessante desta situação é que alguns entregadores de pizza se recusam a realizar a entrega através de um limite; ou você tem que sair, ou convidá-los a entrar.

8. Na Índia, é possível fazer um grande elogio somente com a linguagem corporal. Quando alguém se aproxima de uma pessoa com a língua entre os dentes e abana o ar que fica em torno da cabeça do interlocutor em sua própria direção, isso significa que acha a pessoa muito bonita ou extremamente inteligente.

9. Não estique os dedos indicador e médio para cima com a palma voltada para si no Reino Unido … é o mesmo que mostrar o dedo do meio. Dica: Não peça duas cervejas desta forma nos bares do Reino Unido. Fazê-lo com a palma voltada para fora (sinal de paz) é permitido.

10. Saudações marroquinas podem durar até 10 minutos. Cumprimente com a mão direita, em seguida, toque seu coração com a mão para indicar que você está guardando o encontro no coração. Bons amigos podem tascar até quatro beijos no rosto, acompanhados pelas perguntas e bons desejos: “Como vai você? Está tudo bem com você? Espero que seus pais estejam bem! Bênçãos a eles!”

E você? Conhece outras regras de etiqueta pelo mundo? Compartilhe com a gente!

BANNER-VIAGE-SEGURO

Posts Relacionados

Deixe um comentário