Uma coisa é mais que certa: passar fome na Itália, você NÃO VAI! Nós, brasileiros, estamos muito acostumados à culinária italiana, afinal, nosso país tem muito sangue italiano correndo nas veias.
Em meus vídeos pelo mundo afora, geralmente dou a dica de algum restaurante italiano, pois, ali, tenho certeza de que se há de comer bem. Massas, Peixes, Carnes, Risotos e Pães fazem a base desta cozinha.
A fartura é outra característica dos italianos. Uma refeição completa, para eles, é composta de:
Antipasti
(geralmente algo com peixe, berinjela ou frios)
Primi Piatti
(um prato de massa)
Secondi Piatt
(uma carne ou peixe, com alguns legumes)
Formaggi
(geralmente uma seleção de queijos com torradas)
Dulce
(uma bela sobremesa)
Tudo acompanhado de água e um bom vinho.
Já vai uma dica aqui: em alguns lugares, uma taça de vinho é mais barata que uma garrafa de água. Aproveite, pois os vinhos italianos são excelentes.
Outra dica: cuidado com os menus turísticos nas cidades (principalmente em Veneza); eles costumam ser melhores nas fotos. Procure trattorias comuns, onde os nativos italianos comem; você vai ver que o que escrevo é a mais pura verdade.
O espaguete à matriciana é um dos símbolos tradicionais da culinária italiana. A receita original vem da cidade de Amatrice, um pequeno vilarejo na região do Lácio. O prato é simples, mas muito saboroso, e consiste em espaguete, guanciale (bochechas de porco) e queijo pecorino.
Buon appetito!
E minha sobremesa predileta é o Tiramissú, alguém concorda ?
Eu concordo!! Tbém é minha sobremesa preferida. E adoro toda culinária italiana. Meu pai era italiano de Biadene di Montibelluna, província de Treviso, região do Vêneto, vc conhece? Já estive 2 vezes na Itália, mas, ainda não cheguei lá, quem sabe esse ano …
Qdo criança, minha mãe fazia macarrão em casa, reunia toda família e mãos na massa, que delícia, que saudade.
Curto tudo o q vc posta. Continue assim,
Abs,
Carla Calzavara