Quais são as 6 melhores malas de viagem e como escolher?

Quais são as 6 melhores malas de viagem e como escolher?

Se você é daquelas pessoas que aproveitou o confinamento para planejar a próxima aventura, então, saber quais as melhores malas de viagem para o seu roteiro faz parte dos preparativos, certo? Mesmo que pareça tão inconveniente quanto fazer as malas, escolher o melhor tipo de bagagem para o seu passeio pode ser garantia de agilidade, segurança e conforto, ou seja, tudo aquilo que a gente procura quando sai de casa.

Já incluiu um chip de viagem em seu planejamento? Então, aproveite a parceria entre Viaje Conectado e Louco Por Viagens!

Por que escolher uma boa mala para viajar?

Por que escolher uma boa mala de viagem

A resposta é fácil. Porque ninguém quer viajar e ficar procurando uma mala substituta no destino final, certo? Além disso, você deve ter ouvido histórias de quem já teve a bagagem extraviada ou danificada em uma viagem. 

Esse cenário é bem mais comum do que gostaríamos, por isso, é de extrema importância escolher um artigo que aguenta os ‘trancos’ de carga e descarga dos aeroportos.

Mesmo que seja uma mala para ser transportada no compartimento da aeronave, é sempre interessante escolher um material que garanta a integridade dos seus pertences pessoais. Independente do meio de transporte pelos quais ela vai passar, ser resistente e possuir travas de segurança para proteger suas coisas é primordial.

O que considerar na hora de escolher uma mala de viagem? 7 Dicas

Estes meus anos de viagens pelo mundo ajudam nisso: saber escolher qual a mala de viagem adequada. Então, reuni aqui 7 dicas valiosas que vão te orientar nessa jornada em busca da mala companheira de aventuras.

Material

Materiais de malas

Como uma bagagem circula por muitos locais, meios de transporte e é manuseada por diferentes pessoas, sugiro a escolha de uma mala com material resistente e rígido, como o polipropileno, policarbonato ou ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno, que é um termoplástico rígido e leve).

Estes materiais são mais resistentes e não são danificados tão facilmente, o que garante que os itens que você carrega estarão protegidos no percurso e na chegada ao seu destino.

Lembrete: estes três materiais são impermeáveis, ou seja, também garantem que se você pegar um dia chuvoso em qualquer parte do passeio, seus pertences vão chegar intactos onde for preciso.

Tamanho

O número de dias da sua viagem, a estação do ano e os passeios programados afetam diretamente da escolha da mala. Mas a recomendação é optar por aquelas de tamanho médio ou grande.

As malas médias costumam atender a maior parte das necessidades de uma viagem de 10 dias, por exemplo. No entanto, se você irá para uma região muito fria, que exija roupas muito volumosas, é bem provável que somente uma bagagem grande consiga suprir sua demanda.

Atenção: mais importante ainda é verificar as medidas determinadas pelas companhias aéreas para os tamanhos de mala para evitar pagar excesso de bagagem ou, caso seja inevitável, estar financeiramente preparado para isso.

Necessidades pessoais

Necessidades pessoais em uma mala

As suas necessidades em uma viagem também são fatores fundamentais. Você tem uma viagem de negócios? Vai sair em uma aventura de mochilão pela Europa ou pelas Américas? Ou então, sua mala é para mais de uma pessoa em um roteiro de lazer?

Definir o propósito de sua viagem auxilia na hora de escolher a mala adequada. Viagens de negócios podem exigir uma bagagem que seja enxuta, mas comporte roupas sociais sem amassar. 

Um mochilão pelo continente europeu pede uma bagagem com material resistente às intempéries, porém fácil de carregar e passar nas catracas de trens.

Por outro lado, uma viagem de lazer em família vai exigir aquela mala grande e resistente, que comporte calçados e roupas de tamanhos distintos, além de compartimentos que facilitem a separação de peças íntimas, por exemplo.

Você também se considera Louco Por Viagens? Então garanta já a sua camiseta!

Mala para despachar x mala de bordo

Mala para despachar versus mala de bordo

O melhor jeito de decidir se vale a pena despachar ou usar mala de bordo tem relação direta com o seu roteiro de viagem. 

Se você for trocar de companhia aérea em alguma conexão ou tem pouco tempo entre um voo e outro, então a mala de bordo é a alternativa indicada. Por quê? Pois boa parte dos episódios de extravio de bagagem acontecem quando o passageiro precisa troca de voo em uma conexão com pouco tempo de intervalo ou quando está fazendo a viagem com trechos de companhias aéreas distintas.

No entanto, se você não tem opção de levar uma mala que caiba no compartimento de bordo em virtude do tamanho, então a sugestão é despachar. Mas se lembre de chegar cedo no check-in para garantir que sua mala seja levada em tempo para o seu voo.

Compartimento interno

Compartimento interno de malas

Os compartimentos internos são propostas interessantes nas malas de viagem, pois você pode separar peças íntimas, roupas de banho e calçados, por exemplo.

Além disso, é sempre interessante procurar malas que tenham bolsos externos acessíveis para que você carregue documentos recorrentes nos check-ins, como cartão de embarque e passaporte.

Segurança

Segurança de malas

A gente torce para que nada aconteça com a bagagem quando está em viagem, mas vale a pena ter o cuidado de escolher uma mala que também ofereça itens a mais de segurança.

O zíper duplo e cadeado são itens imprescindíveis em bagagens que irão circular em aeroportos. Procure também se há etiquetas de identificação que possam auxiliar a localização da sua mala quando estiver na esteira do aeroporto ou caso seja extraviada.

Qualquer item a mais de segurança é bem-vindo quando se trata de bagagem, afinal, além de proteger o que você está levando na ida, ainda vai garantir a segurança daqueles souvenirs que você providenciou para os entes queridos na volta.

Segurança nunca é demais, então aproveite o momento e inclua um Seguro Viagem no seu planejamento!

Rodas

Rodas de malas

Agilidade e facilidade são itens maravilhosos quando o assunto é viajar. Por isso, quando for escolher a sua mala de viagem, procure aquelas com rodas, de preferência as com sistema 360º.

Nada mais inconveniente que fazer horas de viagem e ainda ter que carregar sua mala na força bruta. Acredite em mim: pode ter diferença de preço, mas vale cada centavo, você não vai se arrepender.

6 melhores malas de viagem

Agora que você já viu o que precisa estar de olho na hora de escolher uma mala de viagem, confira aqui as marcas líder no mercado que vão te ajudar a viajar com mais segurança e qualidade.

Samsonite

A marca americana é conhecida mundialmente por produzir o modelo Cosmolite, considerada a mais leve e mais forte de todas, e com garantia de 10 anos. Alguns modelos da Samsonite contam com vários itens interessantes, como as quatro rodas com sistema spinner, cartão ID na lateral, alça retrátil, bolso com zíper e separador de tela com zíper.

Os tamanhos desta marca são maiores do que os estabelecidos para voos domésticos, mas é uma fabricante de alta qualidade indicada para voos internacionais.

Swisswin

São conhecidas pela sofisticação, resistência e design arrojado. A empresa suíça investe em materiais premium, o que fez ela se tornar líder no setor.

Delsey

Esta marca francesa é conhecida por seus itens leves, inovadores e funcionais. Os preços não são baratos, mas um diferencial é que a fabricante oferece malas com estilo, isto é, você pode escolher aquela que tem mais a sua cara.

Rimowa

Esta fabricante oferece como diferencial o seu sistema de segurança com senha configurável. O sistema multiwheel também é uma vantagem frente às concorrentes, pois, mesmo que sua bagagem esteja muito pesada, as rodas multidirecionais permitem que você transporte com facilidade.

As malas deste fabricante oferecem 5 anos de garantia.

Roncato

Conhecidas pela durabilidade e resistência, as malas desta fabricante italiana ganharam espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, apesar dos preços mais elevados.

Polo King

malas Polo King

Esta é aquela dica de Louco para Louco! A minha experiência com malas de diferentes marcas e valores fez com que buscasse uma fabricante capaz de unir qualidade e preço justo.

A linha Polo King mostrou ter um custo-benefício bem interessante, por isso, é parceira em nosso site, oferecendo descontos exclusivos.

Quer começar seu planejamento economizando com passagens? Então clique aqui e garanta a sua próxima aventura!

Perguntas frequentes sobre melhores malas de viagem

Mesmo com todas essas informações, é possível que ainda haja dúvidas sobre este item tão importante de viagem. Confira a seguir as perguntas mais comuns sobre as melhores malas de viagem.

Qual é o material mais resistente para malas de viagem?

Os materiais mais resistentes para malas de viagem são o polipropileno e o policarbonato. No entanto, as de polipropileno são menos resistentes à ação do sol e as de policarbonato são, geralmente, mais caras e mais pesadas.

O que é uma mala em ABS?

O ABS (a sigla de Acrilonitrila Butadieno Estireno) é um material sintético comum e bastante resistente utilizado em malas rígidas. Os itens feitos deste tipo de material são resistentes, principalmente, contra arranhões.

Qual o tamanho da mala ideal?

Depende do propósito de sua viagem e do tempo que você estabeleceu. Escolha os itens que você considera imprescindíveis, opte por peças ‘coringa’, ou seja, que poderão ser usadas em ocasiões distintas para evitar excesso de bagagem e organize-os em malas que você tenha em casa. 

Com isso, será possível dimensionar a mala ideal para a sua viagem, com espaço para aquelas lembrancinhas e compras que podem surgir, sem comprometer o peso permitido pelas companhias aéreas.

Qual é a mala mais leve?

As de polipropileno são mais resistentes e ainda são leves.

Minha dica especial

Eu particularmente gosto das malas bi-partidas, aquelas que são divididas ao meio, diferentes das malas que chamo de baú. 

As bagagens do tipo baú são possuem uma tampa e um espaço único.

Mas qual a vantagem da bi-partida? Nela consigo organizar melhor meus pertences. Por exemplo: de um lado coloco todas as peças de roupa e do outro objetos como tênis, sapatos, medicamentos etc.

Esta mala é ideal para quem vai fazer um cruzeiro, pois você pode deixá-la aberta embaixo da sua cama e com isso sua cabine fica mais organizada e livre para circular.

Sou fã deste tipo de bagagem e ainda procuro aquelas que tenham, no mínimo, 4 rodinhas e zíper duplo.

Outra dica importante é você comprar uma boa capa de mala, pois além de ser um item para garantir mais segurança, ainda protege sua bagagem contra arranhões.

Para resumir: qual a melhor mala de viagem?
Minha resposta: Aquela que suprir as suas necessidades.

Conclusão

melhor mala de viagem

Escolher a mala de viagem que vai te acompanhar em um roteiro é tão importante quanto qualquer outro item, pois ela será seu ‘braço direito’, seu pequeno ‘pedaço de lar’ enquanto estiver longe de casa. Nada mais justo do que proteger seus itens pessoais, não é mesmo? Se você é Louco Por Viagens como eu, não vai querer chegar ao destino e perder tempo resolvendo problemas com bagagem danificada. Invista em uma mala que seja tão aventureira quanto você!

Quer mais dicas de viagem? Então, aproveite aqui:

Mulheres: o que fazer para evitar o excesso de bagagem?
Como planejar uma viagem perfeita: 5 passos simples + Dica Bônus
Vacinas para viajar: por que alguns países exigem e quais tomar?
App de viagem: Os 35 melhores aplicativos de viagem para viajar tranquilo!
Melhor lugar para sentar no avião: 5 dicas para evitar estresse!
Etiqueta de viagem: linguagem corporal
Conhece os termos mais utilizados em viagem?

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.