Blog

Qual o melhor seguro viagem? Existe cobertura para o Coronavírus?

Nestes meus anos de andanças pelo mundo, posso afirmar que organização e cautela nunca são demais na hora de programar uma viagem. E se existe um produto, que na minha opinião, é imprescindível é um seguro viagem. Por isso, vou mostrar qual o melhor seguro viagem, dependendo do destino e das suas necessidades enquanto viajante. Afinal, não é comum que alguém viaje para experimentar o atendimento hospitalar, certo? Espero que você não precise utilizar, mas caso necessite, que seja o mais adequado.

Quer viajar com segurança, mas não sabe por onde começar? A Seguros Promo é minha parceira nas horas boas (e nas ruins) e pode auxiliar você a viajar tranquilo!

O que é Seguro Viagem e por que contratar?

o que é seguro viagem

O seguro viagem é um serviço que oferece tranquilidade e proteção ao viajante durante o período contratado. Na prática, se alguma eventualidade ocorrer durante a viagem, como a necessidade de consulta médica ou odontológica, ou extravio de bagagem, o contratante pode acionar a seguradora e ser ressarcido ou receber indicação de local credenciado para receber atendimento.

Por essa razão eu sempre indico a contratação de um seguro viagem, pois uma dor de dente, um acidente ou qualquer outro evento inesperado e fora do controle pode acabar com o seu humor e marcar sua viagem de uma maneira não muito agradável.

Que tal viajar comigo para o Egito e Israel? Então, confira o pacote de viagem para o Egito e Israel e aproveite as vantagens de uma viagem em grupo!

 

Afinal, o seguro viagem é obrigatório?

Depende do destino de sua viagem. Por exemplo, o Tratado de Schengen é um acordo estabelecido entre os países da Comunidade Europeia que permite o livre trânsito de seus residentes, reduzindo as burocracias e determina que não é necessário o seguro viagem para os países participantes. Ou seja, se você é de um local de fora da União Europeia ou que não faça parte do Tratado de Schengen, então o seguro viagem é obrigatório. Veremos mais a seguir alguns locais do mundo e a suas regras para o seguro viagem.

Veja também: Vacinas para viajar: quando é obrigatório e quais tomar?

 

Quais são os riscos que você corre viajando sem seguro?

riscos de viajar sem seguro

Para locais que exigem o seguro, o maior risco é nem mesmo entrar no local. Além disso, são poucos os países do mundo que possuem um serviço de saúde pública de qualidade e sem custo, como o SUS no Brasil. Por isso, procedimentos simples podem custar um valor muito alto por si só, ainda mais se forem em moeda estrangeira.

Precisar de um serviço de saúde já é desconfortável, mas ter que gastar dinheiro por falta de opção é ainda pior. Melhor não arriscar!

 

Seguro Viagem x Assistência Viagem: Quais são as diferenças?

Antes de 2016, a nomenclatura seguro viagem dizia respeito às situações em que o contratante procurava o atendimento necessário durante sua viagem, pagava com seus próprios recursos e depois era reembolsado pela seguradora. Em contrapartida, a assistência viagem referia-se aos cenários em que o usuário acionava a seguradora e era indicado a procurar locais credenciados para o serviço necessário.

No entanto, a Resolução 315/2014 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) determinou que a nomenclatura passaria a ser uma só (seguro viagem) e que a forma de cobertura seria uma escolha do contratante (reembolso ou indicação de credenciados).

Não fique sem internet ao viajar: Compre seu chip de viagens para celular

 

Plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem: Quais as diferenças entre eles?

plano de saúde seguro saúde

Os planos de saúde são mais conhecidos dentro do território nacional para cobertura de serviços médico-hospitalares em viagens dentro do Brasil. Alguns planos também oferecem cobertura internacional, mas o valor costuma ser mais elevado. A sua contratação torna-se dispensável se você não viaja muito.

Por outro lado, o seguro saúde possibilita que você faça consultas, exames, internações, análises clínicas, entre outros serviços médicos, tudo coberto pelo seguro.

Por fim, o seguro viagem cobre gastos com despesas médicas de urgência e emergência, além de outros contratempos, por exemplo:

  • extravio de bagagem,
  • traslado médico,
  • traslado de corpo
  • e, até mesmo, indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.

 

O que avaliar na hora de contratar o melhor seguro para viagem internacional? (5 Dicas)

o que avaliar na hora de contratar seguro saúde

“A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte”, já diziam os Titãs no final dos anos 1980. Com seguro viagem é a mesma coisa: a gente quer a melhor cobertura com o melhor preço. Mas como escolher? O que levar em consideração na hora de fazer a sua opção? Qual o melhor seguro viagem? Vem comigo que ofereço 5 dicas sobre o assunto.

  1. Destino

    Saiba as regras do destino para onde você irá, se ter um seguro é obrigatório ou não. Informe-se sobre os tipos de serviços oferecidos para aquele local para que isso facilite a escolha do melhor seguro.

  2. Duração

    É de extrema importância determinar o tempo de duração do seu seguro, pois ele deve considerar uma ‘janela’ após o período que você determinou para a viagem, uma vez que imprevistos com voos podem atrasar o seu retorno e deixar você na mão.

  3. Roteiro

    Considere todo o seu roteiro de viagem: trilhas, passeios por locais perigosos, atividades esportivas radicais. Tudo isso afeta a cobertura escolhida e, acredite em mim, pode até sair mais caro do que você planejou, mas é sempre melhor ter novas experiências com segurança.

  4. Idade dos viajantes

    A idade dos viajantes afeta na cobertura do seguro, portanto, se você vai viajar com a família, é um dado importante na hora de escolher.

  5. Condições específicas

    Gravidez, doenças crônicas, viagens para prática de esportes radicais são apenas algumas das condições que podem oferecer melhores condições de cobertura. Lembre-se de que os valores diferenciados para condições específicas de seguro também garantem serviços diferenciados para esse público.

    Eu tive um papo muito bacana com o pessoal da Seguros Promo sobre seguro viagem. É gente que entende do assunto e esclarece como funciona esse universo:

 

Seguro viagem cobre coronavírus (COVID-19)?

Por via de regra, conforme cláusulas contratuais das apólices, não, as seguradoras não são obrigadas a cobrir atendimentos relacionados ao COVID-19. No entanto, a Seguros Promo, minha parceira de longa data, informa que todas as seguradoras associadas estão fazendo a cobertura do atendimento até o diagnóstico positivo.

Qual o melhor seguro viagem em relação à pandemia, neste caso? A Assist Card é a única seguradora no Brasil que mantém a cobertura, mesmo após a confirmação do resultado positivo para o Coronavírus.

Vale lembrar que este período que estamos atravessando pede resguardo, respeito e cautela, então, antes de programar a sua próxima viagem, consulte a Seguros Promo e veja se o seu destino tem cobertura para eventos médicos relacionados à pandemia. Se necessário, aguarde e postergue sua viagem, mas não saia de casa sem os devidos cuidados e segurança.

 

Qual o melhor seguro viagem, afinal?

qual o melhor seguro viagem

A única resposta possível sobre qual o melhor seguro viagem, é: depende. Depende do seu destino, do seu roteiro, da sua idade, da duração da sua viagem e se possui alguma condição específica. No entanto, eu reuni a seguir alguns itens que você deve ter atenção na hora de escolher, de acordo com a localidade.

 

Qual o melhor seguro viagem para América do Sul?

Apenas dois países da América do Sul exigem seguro viagem: Venezuela e Equador. Seu seguro viagem para países dessa região precisa ter cobertura para:

  • assistência médica e odontológica;
  • extravio de bagagens;
  • cancelamento de voos;
  • acompanhamento de menores de idade ou idosos.

Aqui vale a pena contratar coberturas mínimas entre US$ 30.000 a US$ 40.000 para despesas médico-hospitalares.

 

Qual o melhor seguro viagem para América do Norte?

Nenhum dos países da América do Norte exige seguro viagem, mas na hora de escolher o seu, considere:

  • as coberturas para despesas médicas,
  • assistência odontológica,
  • extravio de bagagem,
  • cancelamento de voos
  • e, até mesmo, despesas jurídicas.

 

Qual é o melhor seguro viagem para a Europa?

Um seguro viagem para a Europa deve ter cobertura mínima de 30.000 euros. Mas tenha em mente que esse é o valor mínimo, então, é ideal analisar o perfil da viagem e do viajante. Assistência médica e odontológico, extravio de bagagem e cancelamento de voos são apenas alguns dos itens a serem cobertos por um seguro viagem contratado.

 

Qual o melhor seguro viagem para Ásia?

Nenhum país do continente asiático exige seguro viagem, mas em virtude da variedade de hábitos culturais diferentes dos nossos, é muito importante viajar com o seguro adequado. Afinal, uma intoxicação alimentar pode virar um pesadelo na viagem de qualquer aventureiro, isto é, seu seguro viagem precisa ter despesas médicas e assistência médica como parte da cobertura.

As viagens para essa região são longas e com muitas escalas, portanto, um seguro viagem que cubra cancelamento de voos ou extravio de bagagem é sempre bem vindo. Além disso, algumas regiões são conhecidas pelo trânsito caótico e por furtos, então, é de suma importância ter um seguro que cubra acidentes e furto de objetos.

 

Qual o melhor seguro viagem para África?

Os países do continente africano não exigem, porém, o seguro viagem pode ser obrigatório para alguns passeios, como um safári. Assim como para os demais seguros, a recomendação é sempre ter:

  • cobertura para despesas médicas,
  • assistência médica e odontológica,
  • além de proteção contra extravio de bagagem e cancelamento de voos.

 

Qual o melhor seguro viagem para Oceania?

Não é obrigatório para o continente, mas a Austrália exige que estudantes tenham o seguro viagem, caso permaneçam no país por mais de um mês. Atrasos de voo, extravio de bagagens e despesas médico-hospitalares e odontológicas são itens que devem constar no seu seguro viagem.

 

Qual o melhor seguro viagem para estudantes?

Além dos itens que normalmente são importantes em todo seguro viagem, a repatriação por motivos médicos é uma das partes da cobertura, pois garante ao estudante que está fora de casa que, caso alguma condição de saúde que exija mais cuidado apareça, o usuário poderá voltar para casa sem custos adicionais.

 

É preciso contratar um seguro para viagens nacionais?

contratar seguro nacional

Não há qualquer exigência no território nacional para seguro viagem. Porém, é interessante consultar a estrutura do local que irá visitar e estar ciente dos possíveis serviços a serem utilizados, em caso de necessidade. Por quê? Pois é importante verificar se o seu plano de saúde nacional tem cobertura no local que você irá visitar.

Atenção: Independente do destino que você irá visitar, caso vá praticar algum esporte radical, certifique-se de que seu seguro tem cobertura para isso.

 

O seguro viagem do cartão de crédito vale a pena?

seguro viagem cartão de crédito

Depende. Sabe por quê? Pois não é o cliente que escolhe o plano, mas sim, a administradora do cartão. Qual o problema disso? A cobertura pode não atender às suas necessidades em uma viagem.

Além disso, existem algumas regras para ter direito ao seguro, tais como:

  • compra da passagem deve ter sido realizada pelo cartão;
  • duração máxima da viagem de 30 dias;

Não há concessão de seguro para viagens de intercâmbio de estudos, para práticas de esporte ou gestantes com complicações.

Outra possível desvantagem está na forma de utilização. A maioria dos seguros de cartões de crédito trabalham com a modalidade de reembolso, portanto, você terá que ter o valor para pagar pelo serviço e somente depois pedir reembolso. Por vezes, isso se torna um inconveniente quando falamos em moeda estrangeira, não é mesmo?

Em contrapartida, com as seguradoras você tem a possibilidade de escolher o plano que melhor se encaixa no tipo de viagem que irá fazer. Com isso, você terá a cobertura ideal, sem a necessidade de reembolso, uma vez que as seguradoras trabalham com rede conveniada. Tenha em mente tudo isso na hora de escolher qual o melhor seguro viagem.

 

Como acionar o seguro viagem no exterior?

como acionar seguro

Se precisar utilizar o serviço, você deverá entrar em contato com a seguradora por meio dos canais de atendimento disponibilizados na apólice. É importante lembrar que, no exterior, você pode fazer a ligação à cobrar (Collect Call). Algumas seguradoras ainda possibilitam o contato por Skype, Whatsapp ou algum aplicativo próprio.

Quando fizer contato, informe o tipo de atendimento que necessita e a seguradora fará o encaminhamento para a unidade mais próxima que faça parte de sua rede credenciada.

 

Como preencher o cadastro ao dar entrada no hospital ou clínica?

Se o hospital ou a clínica que você será atendido for faturar as suas despesas para a seguradora, é muito importante que o endereço colocado no cadastro seja o da seguradora e não o seu, principalmente se você usá-lo nos Estados Unidos.

Lembrete: utilize o endereço disponibilizado na apólice do seguro para preencher a informação nos dois campos de maneira igual, tanto o endereço de cadastro (Home Address) quando o de cobrança (Billing Address). Assim você evitar receber uma fatura ‘surpresa’ na volta para casa!

 

Perguntas frequentes sobre qual o melhor seguro viagem

Confira algumas dúvidas bem comuns entre aqueles que procuram qual o melhor seguro viagem.

 

Qual é o preço de um seguro viagem?

Na hora de escolher qual o melhor seguro viagem, certamente o preço será uma questão. Como já disse acima o preço final está ligado ao número de dias, idade do segurado e destino, mas o que eu posso garantir com toda a certeza é que sempre será mais econômico você fazer um seguro do que ter que pagar por uma consulta ou internação.

Quer ver um exemplo?

Eu estava em Paris pronto para gravar uma série e, um dia antes, meu filho, que morava lá, me deu um pêssego para comer. Ao morder a doce fruta, parti um bom pedaço do meu dente da frente. Imediatamente acionei o seguro que me indicou uma clínica. Ao chegar lá, no horário marcado, fui muito bem atendido.

No final, eles me entregaram uma fatura de EUR 180,00 e disseram:

  • Esta fatura é só para o seu controle, tudo será pago pelo seu seguro.

Na época, eu havia pago por volta de USD 120,00 por um seguro de 30 dias, veja só a economia!

 

Quanto custa um Seguro Viagem de 15 dias?

Por existirem vários planos, com várias coberturas, de várias empresas, a resposta é um pouco difícil, mas vou falar do seguro que eu uso para minhas viagens pessoais e para os meus grupos que é o AC 60 da Assist Card. É uma empresa que já utilizo há muitos anos e sempre tem resolvido o que preciso quando estou em viagem, seja gravando ou com grupos. Ao pensar em qual o melhor seguro viagem para mim, a Assist Card é sempre a minha primeira opção (pelas necessidades que eu apresento). Eles ainda deoferecem um aplicativo que você pode consultar médicos a qualquer hora e fazer uma consulta on-line se precisar. O custo para 15 dias sai em torno de USD 65,00. Vale muito a pena, não é mesmo?

 

É preciso declarar doenças pré-existentes?

Sim, pois isso faz com que o seu seguro viagem atenda a sua necessidade de maneira personalizada, além de você ter a certeza de que estará assegurado ou não.

 

É possível contratar um seguro dentista?

seguro dentista

Muitos dos planos já incluem assistência odontológica. Fique de olho nas coberturas do seu seguro.

 

É possível contratar um seguro viagem anual?

Sim, inclusive, os custos são menores para um seguro anual. Quer um exemplo? Se você viajar duas vezes no ano, já vale a pena você comprar um seguro viagem anual, pois os descontos chegam a 60%.

 

Bati carro no exterior, o seguro viagem cobre os gastos?

Não. Não há cobertura para gastos com o veículo e nem com terceiros, apenas com as pessoas dentro do carro que tiverem o seguro. Por isso, na hora de alugar seu carro, é muito importante verificar se o seguro cobre seu veículo em casos de roubo, incêndio, acidentes e também terceiros. Não se esqueça disto!

 

Conclusão

conclusão

Sou Louco Por Viagens e isso não é novidade, mas não sou louco de viajar pelo mundo e ainda ter que encarar despesas médicas ou qualquer gasto inesperado por pura falta de planejamento. Para mim, viajar sem seguro viagem não é uma opção. É quase como sair pelo mundo afora levando uma câmera ou celular: o seguro viagem precisa ser um item imprescindível na bagagem de qualquer viajante. E qual o melhor seguro viagem é uma dúvida recorrente, não é mesmo? Por isso, eu recomendo a Seguros Promo, que é uma plataforma que consolida as informações de todas as seguradoras e possui um comparador de coberturas e preços, onde você define a melhor opção para o seu perfil de viagem. Então escolha o roteiro, providencie o seguro e boa viagem!

Planeje sua viagem com um Seguro Viagem

Minha sugestão é: defina as datas e escolha o tipo de lugar que deseja ficar. Garanta suas passagens aéreas e reserve a sua hospedagem.

Lembrete: as viagens internacionais exigem seguro. Sabe por quê? Pois diversos países o seguro viagem é obrigatório, inclusive, a imigração pode solicitar o documento que permite ou nega a sua entrada no país. Já pensou chegar ao destino e, literalmente, perder a viagem?

Então, fica a aqui a minha dica: Seguros Promo. Quer saber quais as vantagens?

  • Você tem seguro bagagem, seguro para cancelamento e atraso de voos, assistência médica e hospitalar, reembolso para despesas médicas, entre outros serviços.
  • Cobertura de qualquer oferta, isto é, melhor preço garantido.
  • Mais barato que comprar diretamente de seguradoras.
  • Pagamento pode ser feito em até 12x sem juros no cartão de crédito.
  • Você ganha 5% de desconto para compras com boleto.
  • Quer ajuda? Tenha atendimento 24hs em português à sua disposição.
  • Precisa cancelar? Até 48 horas antes da viagem, você pode cancelar sem taxas.

Não dá pra viajar sem, não é mesmo? Então, faça sua cotação e viaje com tranquilidade!

Quer aproveitar a empolgação com a próxima viagem e ficar por dentro de tudo que é necessário para aproveitar seu passeio? Então confira estes outros conteúdos:

Deixe um comentário