Cidades de uma só cor

juzcar

Todos nós ouvimos falar sobre as coloridas cidades ao redor do mundo. Há realmente muitas delas, suas fachadas são extrema e supreendentemente coloridas. Mas e quanto às cidades de uma cor só? Confira essa lista selecionada pelo site The World Geography.

1. Júzcar, Espanha

Júzcar é uma cidade de 200 habitantes na província de Málaga, parte da comunidade autônoma de Andaluzia, no sul da Espanha. Na primavera de 2011, as construções da cidade (incluindo a igreja e os túmulos) foram pintados de azul para celebrar a estreia do filme dos Smurfs. 4000 litros de tinta foram usados.
Em dezembro de 2011, a Sony Pictures se ofereceu para repintar a cidade. Os cidadãos votaram para que as paredes da cidade se mantivessem azuis, já que aproximadamente 80000 turistas a visitaram durante os 6 meses que se seguiram após a mudança de cor. A cidade recebe normalmente 300 turistas por ano.

Foto: Landahlauts

2. Izamal, México

Izamal é uma cidade no estado mexicano de Yucatán, 72 km ao leste da capital do estado, Mérida. Izamal foi continuamente ocupada durante a maior parte da cronologia da Mesoamérica. Em 2000, a população estimada era de 15000 pessoas. Esse lugar é conhecido em Yucatán como “A Cidade Amarela”.

A primeira coisa que você notará em Izamal é sua cor: praticamente todas a fachadas da cidade são cobertas por um rico amarelo mostarda. Trata-se de uma cidade muito tranquila, e parte do lazer de Izamal é simplesmente vagar pelas suas ruas estreitas, descobrindo fachadas pitorescas, igrejas de pedra, oficinas artísticas e pirâmides maias por trás de cada esquina.

Foto: MedioMundo

3. Jaipur, India

Nicknamed the “pink city”, Jaipur, the capital city of the desert state of Rajasthan, features architecture of pink sandstone – from grand structures and forts to tiny markets. The town looks even more surreal with elephants, camels and cows strolling past the pink buildings.
Apelidado de “cidade rosa”, Jaipur, a capital do estado do deserto de Rajasthan, apresenta uma arquitetura de arenito rosa – de grandes estruturas a minúsculos mercados. A cidade parece ainda mais surreal com elefantes, camelos e vacas passeando por entre os edifícios rosas.
Jaipur foi fundada em 1727 a.C. por Sawai Jai Singh II e foi nomeada depois dele. Em 1863, Japur vestiu-se de “rosa” para receber o príncipe Albert, consorte da Rainha Vitória. A cor se tornou parte integrante da cidade, que veio a ser conhecida como ”A Cidade rosa”. A capital do Rajastão ainda preserva sua rica herança cultural e é uma fantástica mistura do antigo e do moderno.

Foto: Julie Laurent

4. Jodhpur, Índia

No meio do deserto de Thar você encontrará Jodhpur, também conhecida como Cidade Azul. Ela tem esse apelido porque cada pequeno edifício e casa na cidade é pintado com uma cor azul; visto de cima, é uma mancha azul no meio do deserto de Thar.
Ainda não se sabe porque todos eles são pintados na cor azul, mas alguns dirão que tem algo a ver com o sistema de castas na Índia. Essa cidade histórica é cheia de fortalezas, palácios e templos.

Foto: Andrea Kirk

5. Collonges-la-Rouge, França

Collonges-la-Rouge fica 23 km a sudeste de Brive, em Limousin. Essa cidade francesa é um grande atrativo e é muito popular entre os que visitam a cidade – a primeira coisa que você notará é a cor do lugar – mais ou menos todas as casas foram construídas com a areia local, que é vermelhíssima!
The town is a member of the Les Plus Beaux Villages de France association (“The most beautiful villages of France”), and is actually where this association was created. It is one of the most visited sites in the Limousin – a region in central France. [link1, link2, map]
A cidade é membro da associação Les Plus Beaux Villages de France (“As mais belas vilas da França”), e é, na verdade, onde essa associação foi criada. É um dos mais visitados lugares em Limousin – região central da França.

Foto: Carolco

6. Piódão, Portugal

A vila histórica de Piódão fica na costa da Serra do Açor (uma montanha na região central de Portugal). As casas são construídas com as matérias-primas locais: paredes de ardósia, telhados cobertos com lajes de pedra e portas e janelas de madeira.
Devido à pedra escura, que é o material básico, quase todas as casas nessa vila são marrons. Ela foi considerada a vila mais típica de Portugal na década de 80.

Foto: Pedro Prats

7. Ubrique, Espanha

Há uma boa razão para as famosas “Cidades Brancas” da Andaluzia, no sul da Espanha, serem todas brancas. O sol é quente na Andaluzia, e a tinta branca reflete o calor, mantendo seus interiores frescos. Há 1500 cidades brancas na Espanha, espalhadas por todo o país, a maioria delas situadas na Andaluzia. Muitas delas ficam escondidas em lugares remotos e são quase desconhecidas.
Uma das maiores e mais famosas cidades brancas é Ubrique. Essa cidadezinha fica na província de Cádiz, na Espanha. De acordo com o censo de 2005, a cidade possuía 17362 habitantes. Quase todas as fachadas das casas, construções e instituições na cidade são pintadas de branco.

Foto: Heart Industry

8. Chefchaoen, Marrocos

Chefchaouen é uma cidade no nordeste de Marrocos. É a principal cidade da província de mesmo nome e é notável por suas construções em tons de azul.
A antiga cidade de Chefchaoen em Marrocos serviu de refúgio para os judeu durante a Reconquista Espanhola na Idade Média. Judeus refugiados que fugiram da Europa durante a década de 1930 reavivaram seus bairros em Chefchaoen usando uma cal colorida de azul em suas casas. A cor pegou, e agora grande parte da cidade aparece lavada de azul.

Foto: Mark Fischer

BANNER-VIAGE-SEGURO

Posts Relacionados

Comentários (2)

Sol e Mar de São Luis do Maranhão

Nossa como são lindas essas cidades.

Amei esta sua página! Tenho muita vontade de conhecer a Jordânia,Grécia, Israel, eu sei que nem está na ordem, mas se pudesse o primeiro país a conhecer seria Israel.então fico só admirando as paisagens! Mande para o meu face algumas novidades e fotos de suas andanças, assim viajarei em minha imaginação.Obrigado!

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.