Como evitar enjoos ao viajar de navio?

cruzeiro

O enjoo em viagens, descrito por Hipócrates, é conhecido como cinetose, distúrbio causado por movimento. Inicialmente ele ocorria em navios. Daí, a origem da palavra náuseas (“naves” = barco) e mareado (mal-estar no mar). Muitas vezes hereditária, a cinetose é provocada por alterações em nosso sistema de equilíbrio, localizado no ouvido interno (com líquido dentro que se mexe ao movimento), por informações contraditórias em nossos sentidos.

Assim, se os olhos dizem que você está parado (lendo um livro, por exemplo), mas suas orelhas dizem que há movimento (pelo líquido), pode surgir tontura, mal-estar, palidez, coração acelerado, dificuldade para respirar, náuseas e vômitos. Nas grandes telas de cinema ocorre o contrário. Os olhos detectam movimento e o líquido parado em seus ouvidos, não. Resultado? Cinetose.
Procure um médico antes de viajar para avaliação e orientação, que pode ser até medicamentosa. Recentes pesquisas mostram a utilidade de cápsulas de gengibre para evitar náuseas. Vale a pena tentar. Antes e durante a viagem, coma pouco, alimentação leve, sem muitos temperos. Evite bebidas alcoólicas. Escolha as cabines de frente para o centro do navio (sem vista para o mar), mas se o quadro aparecer, fique parado no convés do navio, fixando um ponto no horizonte, para que seus olhos vejam o movimento que o seu corpo pode sentir. Relaxar é uma ótima ideia.

Fonte: Revista Lonely Planet, Edição de Julho de 2010

BANNER-VIAGE-SEGURO

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.