O mês de Junho é o mês do amor, afinal, no dia 12, comemoramos o dia dos namorados. E falar da Itália sem lembrar do amor é IMPOSSÍVEL.
É em Verona que se passa a maior história de amor de todos os tempos; um romance inspirado nas tradições de amores trágicos, imortalizado nas palavras de William Shakespeare. Ninguém garante que essa história seja verdadeira; que Romeu Montecchio e Julieta Capuleto tenham realmente existido, mas uma coisa é certa: a cidadese mantém lá, com todo o seu charme, para contar um pouco dela.
O lugar mais famoso para se conhecer é a Casa de Julieta, construída no século XIII. A casa é comum e, no seu pátio, há uma estátua de bronze de Julieta. Segundo a tradição, tocá-la no seio esquerdo traz sorte no amor; isso é tão forte, que com o passar do tempo, seu seio tornou-se dourado e perdeu o tom original do bronze.
Você ainda pode ver em Verona:
Centro Histórico: Duomo, St. Anastásia, Torre Lamberti , Piazza dei Signori, St. Maria Antica
Na parte moderna: Arena de Verona, Castelvecchio, San Giovanni in Foro.
Próximo a Casa de Julieta e ao lado direito do Rio: Casa de Romeu, San Fermo Maggiore e o “túmulo” de Julieta.
Outras opções: Arche Scaligere , Basilica di San Zeno Maggiore e desfrutar de várias praças ou ficar na Ponte Scaligero, admirando o Rio Adige.
A última vez em que estive lá, foi só de passagem, durante meu trajeto de Milão para Veneza. Fica bem no caminho, com fácil acesso pela autoestrada A4 / E70.
Aproveitei e fiz umas poucas imagens da cidade e da Casa da Julieta, que você pode conferir no vídeo abaixo:
Se você estiver em Veneza e quiser fazer um bate-volta, são só 200 km (ida e volta).
Uma boa dica é você usar o Verona Card, passe turístico que dá direito ao uso de transportes públicos (ônibus) e acesso a diversas atrações grátis ou com descontos. Ele é vendido nos escritórios de turismo, nos locais onde funcionam atrações turísticas (igrejas, museus etc.) e em algumas tabacarias.
Confira maiores informações sobre o cartão nesse site:
http://www.comune.verona.it/turismo/veronacard.htm