25 castelos imperdíveis da Europa

Há algo sobre castelos que inspira admiração e ao mesmo tempo toca o lado mais doce e romântico de cada um de nós. Se você pretende visitar os melhores castelos no mundo, a Europa é o destino certo, já que o continente possui, certamente, a maior parte deles. Aqui vão os 25 melhores castelos da Europa segundo o site Off to Europe (em nenhuma ordem em particular).

1. Castelo de Malbork, Polônia

Listado como Patrimônio da Humanidade em 1997, O Castelo de Malbork foi fundado na Prússia, em 1274 pela Ordem Teutônica. Hoje, este belo complexo gótico de tijolos pode ser visitado fazendo uma viagem curta, a 60 minutos de Gdansk, na Polônia. O Castelo de Malbork oferece excelentes visitas guiadas, exposições permanentes e temporárias, bem como exposições de arquivo.

2. Castelo de Peleş, Romênia

Conhecido como um dos mais belos castelos da Europa, o Castelo de Peleş pode ser descoberto nas majestosas Montanhas dos Cárpatos, perto da cidade de Sinaia, na Romênia. São 168 quartos no castelo, e apenas 35 são acessíveis ao público. Recomenda-se visitar as salas de Holul de Onoare, Sala Mare De Arme, Sala De Teatru e Salonul Turcesc. Infelizmente, visitas guiadas estão disponíveis apenas no piso térreo e nos primeiros andares. É realmente um destino imperdível na Romênia.

3. Castelo de Bojnice, Eslováquia

O Castelo de Bojnice fica em Bojnice, na Eslováquia, e é um dos mais agradáveis e românticos castelos da Europa. O castelo remonta ao século XII e abriga um dos museus mais populares do país. Ele também oferece outras atrações interessantes e é local de vários festivais. Além disso, também é possível casar-se no Castelo de Bojnice. 

4. Castelo de Coca, Espanha

Construído no século XV pelo Arcebispo de Sevilha, o incrível Castelo de Coca ou “Castillo de Coca” é considerado um dos melhores castelos da Espanha. Sendo um excelente exemplo dos estilos Gótico e Mudéjar, o Castelo de Coca encontra-se na cidade de Coca, na província de Segóvia, na Espanha. Visitas guiadas ao seu interior, exterior e ao museu estão disponíveis e são altamente recomendáveis.

5. Castelo de Brodick, Escócia

Situado na Ilha de Arran, na Escócia, esse castelo é um dos mais antigos. Suas raízes remontam ao tempo dos vikings e foi, na verdade, construído como uma proteção contra eles. Foi para os duques ingleses de Hamilton que a fortaleza foi construída, e ao longo dos séculos, gerações da família viveram no castelo. Em 1957, o último herdeiro dos Hamilton abriu mão do castelo e agora os turistas podem visitá-lo. Além de uma coleção de arte, há também uma coleção de rododendros no jardim, que é famoso no mundo inteiro.

6. Castelo Veliki Tabor, Croácia

Construído no século XII e agora um membro Património Mundial da UNESCO, o Castelo Veliki Tabor fica na bela região de Zagorje, na Croácia. O castelo já foi propriedade da nobre família Ratkaj e do pintor Oton Iveković. Agora, o castelo pertence ao Estado e tem função de ponto turístico, museu, além se ser o local do festival de cinema Tabor e outros eventos culturais e de lazer.

7. Castelo Ksiaz, Polônia

Também conhecido como a Pérola da Baixa Silésia, o Castelo Ksiaz foi construído no século XIII por Bolko I (segundo filho de Boleslau II, o Calvo). O castelo foi destruído e reconstruído diversas vezes ao longo dos anos. Foi uma vez confiscado pelos nazistas e, em seguida, ocupado pelo Exército Vermelho. Visitas guiadas ao castelo para grupos e turistas individuais ficam disponíveis na primavera e no verão entre as 9h e 17h, de segunda à sexta.

8. Castelo de Bran, Romênia

Originalmente construído pelos cavaleiros da Ordem Teutônica, em 1212, o Castelo de Bran fica nos limites de Bran, na Romênia. Situado nas colinas, esse castelo pitoresco tem laços estreitos com a lenda do Drácula e foi convertido em um museu popular entre os turistas que visitam a área.

9. Castelo de Lincoln, na Inglaterra

O Castelo de Lincoln fica em Lincolnshire e foi construído em 1068. Tal como acontece com muitos outros castelos europeus, esse castelo é rico em história, mas se distingue dos outros por ser um dos únicos dois castelos do país que foram originalmente construídos em dois mottes (montes de terra largos e nivelados, geralmente com 50 pés de altura). Além disso, o Castelo de Lincoln costumava ser a casa de William, o Conquistador.

10. Castelo de Eltz, Alemanha

O Castelo Eltz fica situado nas colinas entre Koblenz e Trier, na Alemanha Ocidental. É um dos mais bem preservados castelos medievais da Alemanha e tem sido propriedade da mesma família por mais de 800 anos. Visitas guiadas ao castelo são recomendáveis e custam € 8,00 para adultos e € 5,50 para crianças. O castelo fica aberto de abril a novembro e pode ser visitado diariamente das 09h30 às 17:30.

11. Monte Saint-Michel, França

Outro castelo europeu notável, o Monte Saint-Michel, perto da Normandia, nunca deixa de impressionar. Na verdade, é considerado uma maravilha medieval devido ao fato de que ele é construído sobre um pico rochoso. O Monte Saint-Michel era originalmente um mosteiro e serviu como um destino popular para os peregrinos. Hoje, é uma das atrações turísticas mais populares da França.

12. Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

Muitos daqueles que vêem o castelo pela primeira vez tem a ligeira impressão de que o Castelo Neuschwanstein lhes é familiar. Isso porque o castelo se parece muito com o castelo da Disney na Flórida! De fato, alguns especulam que o castelo da Disney foi moldado a partir do castelo real, na Alemanha. Uma coisa é certa: o enorme castelo é de tirar o fôlego! Construído em 1800, o castelo pode ser encontrado em Schwangau, nos Alpes da Baviera.

13. Castelo Frankenstein, Alemanha

Esse castelo é assim famoso devido aos diversos mitos e histórias que o cercam. Mais do que essas lendas, o Castelo de Frankenstein tem sua própria história real. Descubra este misterioso castelo por si só, e aprecie o Frankenstein vir à vida real.

14. Castelo de Eger, Hungria

O Castelo de Eger é uma das mais populares atrações turísticas da Hungria e uma visita a ele vale muito a pena. O castelo fica a mais ou menos 90 minutos de trem de Budapeste. O castelo remonta ao século XIII e é famoso por ter impedido a invasão do exército turco em massa em 1552. Há quatro excelentes museus no castelo, bem como outras exposições interessantes para você ver.

15. Castelo de Windsor, Inglaterra

Quem nunca ouviu falar do Castelo de Windsor? Localizado no condado inglês de Berkshire, o Castelo de Windsor é um dos castelos mais perfeitamente preservados do mundo. Claro, os famosos guardas que não se movem também estão presentes ali. Melhor ainda, o castelo fica em uma pitoresca cidadezinha com tudo “pitorescamente inglês” para ser encontrado ali.

16. Castelo de Trakai, Lituânia

Situado na cidade de Trakai, na Lituânia, o Castelo de Trakai é um brilhante exemplo da arquitetura gótica. Na verdade, existem dois castelos para ver em Trakai: um sobre uma ilha, e um nas margens do Lago Galve. O castelo abriga um excelente museu repleto de artefatos lituanos e outros objetos interessantes que foram descobertos nas terras do castelo. A viagem de um dia de Vilnius ao Castelo de Trakai é recomendado.

17. Castelo de Spis, Eslováquia

Datado do século XII, o Spis Castle é um dos maiores castelos medievais da Europa Central e está situado acima da cidade de Spisske Podhradie. O castelo foi declarado monumento nacional em 1961 e já foi propriedade da Família Real. O Spis Castle é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

18. Castelo de Hohensalzburg, Áustria

Construído em 1077 pelo arcebispo Gebhard, o Castelo Hohensalzburg fica localizado na pitoresca cidade austríaca de Salisburgo e representa sua mais popular atração turística. Essa enorme fortaleza fica sobre a cidade, na colina de Festungsberg e é um dos maiores castelos medievais da Europa. Visitas guiadas com áudio em oito línguas estão disponíveis, mas você pode visitar o castelo a seu próprio gosto.

19. Castelo de Canterbury, Inglaterra

O Castelo de Canterbury – outro castelo muito antigo – foi construído no século III. Tal como acontece com outros castelos, o Castelo de Canterbury foi acrescentado ao longo dos séculos. E ainda que o castelo não esteja mais intacto, ainda é uma maravilha de se ver.

20. Castelo de Predjama, Eslovênia

Construído em uma formação rochosa natural na Eslovênia, o Castelo Predjama é um destino popular para os que visitam a área. Sendo agora um museu que retrata a vida de vários senhores medievais, o Castelo Predjama já foi reconstruído duas vezes, depois de passar por guerras e desastres naturais. Esse notável castelo renascentista é modesto em beleza, mas é um “must-see” para os entusiastas.

21. Castelo de Pembroke, País de Gales

Situado nas margens do Estuário do rio, o Castelo de Pembroke possui túneis, passagens e escadas que se pode explorar. Os aficcionados pelos Tudor também vão adorar o fato de que Henry Tudor nasceu ali. Outra vantagem: o castelo está quase intacto.

22. Castelo de Hunyad, Romênia

 

Conhecida como a casa das almas penadas, o Castelo Hunyad é uma relíquia da dinastia Hunyad e fica na Romênia. Também conhecida como Castelo Hunedora, essa magnífica estrutura foi construída no século XIV em estilo gótico, e é famosa por supostamente ser a casa de Vlad III, preso durante sete anos, antes que ele fosse destronado, em 1462.

23. Palácio de Versalhes, França

O Palácio de Versalhes foi construído como um pavilhão de caça de Luís XIII. Logo depois, a pousada foi promovida a um castelo e tornou-se a residência oficial do Tribunal da França. Ao longo dos anos, e muitos monarcas mais tarde, o castelo finalmente evoluiu para o que é hoje.

24. Castelo de Kyrenia, Chipre

Localizado na pitoresca costa norte do Chipre, o Castelo de Kyrenia foi construído no lado oriental do porto da vila. Sobrevivendo a vários pequenos cercos e uma guerra de quatro anos, esse castelo do século XVI é uma das principais atrações turísticas da região, rica em variadas histórias.

25. Castelo de Praga, República Tcheca

Esse castelo é o orgulho da capital da República Tcheca. O Castelo de Praga tem sido o centro da história do país por muito tempo, e continua a ser um símbolo de suas lutas. O castelo, que é conhecido como um dos maiores do mundo, foi construído no século IX e majestosamente se mantém até hoje. Você pode fazer uma visita guiada ao Castelo de Praga todos os dias, das 9 às 5 pm. São oferecidos tours em seis línguas: Tcheco, Inglês, alemão, italiano, russo e espanhol.

BANNER-VIAGE-SEGURO

Leia também

29 opiniões sobre “25 castelos imperdíveis da Europa”

  1. Mostrar tantos castelos e não mencionar nenhum castelo em Portugal, conhecidos mundialmente e muito visitados, faz este post um pouco pobre! Há muitos mais castelos do que Eslováquia, Eslovénia, Eslovénia e Eslováquia!
    :)

  2. Gente babado forte esses castelos aki! Adorei, é linduuh. Se um dia alguém me chamar pra ir neles…#PARTIU! E nos na quebrada, quem kise pode racha aki! Bay! Bjs!

  3. lindos , o mais bonito está para vim ,nosso castelo celestial,todo de ouro puro, o mar é como cristal,vidro,se voce queser velo tem que pesquisar, APOCALIPSE fala sobre.

  4. Dos 25 conheço 09. Mas sento a falta do Alcazár de Segóvia, Espanha e do Alhambra de Granada, este, com certeza o mais belço da Espanha e um dos mais lindo do mundo.
    Mas o meu preferido continua sendo o de Neuschwanstein, na Baviera, Alemanha.
    Excelente lista.
    Abs.

  5. Não esqueça de acrescentar os muitos castelos que existem em Portugal e especial o Palácio de Sintra que uma riqueza em arquitetura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>