África Destinos Fez Marrocos

Que cheiro é esse? – Os curtumes de Fez

 

Pense num lugar que não tem glamour nenhum e nem o melhor cheiro do mundo e ainda assim, é um local muito desejado pelos turistas, principalmente pelos brasileiros.
Isso mesmo! Se você acompanhou a novela “O Clone” deve se lembrar do curtume, cenário de um dos núcleos da novela.
Logo na entrada você recebe um ramo de hortelã para amenizar o odor do lugar. Geralmente a visita acontece do alto dos prédios que circundam o curtume. Esses imóveis ao redor, foram sabiamente adquiridos pelos curtidores de couro ao perceberem a curiosidade dos turistas, criando assim um ponto turístico e lugar ideal para venda de seus produtos.

 


Do alto é possível avistar os tanques onde é feito todo o processo de curtição e tingimento das peças ainda brutas. São tanques de várias cores imitando uma grande aquarela. Cada tanque tem uma função e cada cor recebe um corante totalmente natural extraído de folhas, flores e condimentos.
Peles de animais como vaca, camelo, cabra e ovelha passam inicialmente pelo primeiro processo nos tanques com mistura de cal e pasmem… cocô de pombo! (daí é que vem o “cheiro agradável”  do lugar …#sqn). Ficam nessa mistura por 1 semana pois as fezes dos pombos são ácidas e abrasivas o que facilita amaciar o couro.

 


Depois dessa fase, o couro é lavado e passa duas semanas nos tanques de coloração. Uma vez colorido, vem a fase da secagem que pode durar de 2 a 4 semanas.
O mais impressionante são as pessoas que trabalham nesse local, pois ficam imersos nesses tanques até os joelhos sem proteção nenhuma! Todo processo é feito manualmente.

 


Fez tem 8 séculos de tradição em curtumes e na tentativa de manter o máximo essa tradição, as famílias detentoras desse ofício, ensinam logo cedo seus filhos sobre todo o processo do trabalho em couro. Cada família tem em média direito a 3 tanques, ou seja, num mesmo curtume, muitos núcleos familiares garantem seu sustento há muitas gerações.

 

Bronze e cobre de Fez

 

 

Um outro artesanato muito típico em Fez são os utensílios e objetos de decoração em bronze e cobre.
Assim como o couro, a arte esculpida no bronze e cobre vem de tradição familiar. A família mais tradicional nessa arte, confeccionou os portões do palácio real de Fez. São 7 portas (que simbolizam a entrada no paraíso para o muçulmano) lindamente esculpidas à mão por 5 artistas e 120 auxiliares que levaram 3 anos para concluir a obra.

 

Para peças pequenas como um prato ou uma bandeja, um artesão pode trabalhar apenas 2 horas por dia pois como os desenhos são todos elaborados na hora, sem riscos ou gabaritos, o artesão precisa descansar a mente e os olhos. Um prato pode levar até 1 mês para ser finalizado e seu valor é avaliado de acordo com o desenho. Quanto mais complexo o desenho, mais cara é a peça.

 

 

Assista ao vídeo do Curtume  🎥

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.