Todas as cidades imperiais do Marrocos possuem uma moradia para o Rei.
Fez não seria diferente e com certeza é um ponto turístico a se visitar.
O Palácio Real é datado do século XIV, mas a sua porta (ornamento muito importante na construção marroquina), é de 1969, toda feita de bronze com riqueza de detalhes, de traçados e desenhos que são uma verdadeira obra de arte. A porta está muito bem conservada e é datada quase 200 anos depois da porta de Bab El Mansour.
Fez possui a Medina (cidade murada) mais antiga do Marrocos com mais de 1200 anos, com 9.600 ruelas em 30 bairros, cerca de 450 mil habitantes e com 148 mesquitas dentro dela. É considerada patrimônio Histórico pela
UNESCO por ainda conservar uma arquitetura milenar.
Dentro da Medina pode se achar de tudo, desde a sua culinária típica como os doces à base de mel, pães, frutas e verduras, objetos de decoração, vestimentas típicas, tapetes, carnes e animais, tudo junto e misturado, distribuído nas pequenas ruas onde todos se apertam pra dividir esse espaço.
Fez pode ser considerada a capital espiritual do país pois abriga 500 mesquitas e madraças (ou madrassas) que é um centro de estudos teológicos do islamismo onde meninos e meninas são instruídos sobre a religião, mas para os meninos, a ida é obrigatória logo após a circuncisão que ocorre a partir dos 4 anos.
Mas Fez não tem só a Medina, a chamada Cidade Nova é mais organizada, com grandes avenidas, restaurantes e cafés.
Uma outra curiosidade sobre Fez, é que dentro da sua Medina está a faculdade mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Fundada por uma mulher, Fatima al-Fihri, que doou para Alá as posses da família para construir a universidade e há relatos que ela jejuou durante os 18 anos de construção.
A universidade conservou um verdadeiro tesouro literário e atraiu para a cidade e região muitos artistas, estudantes, mestres e filósofos.
O mais interessante é que, mesmo a faculdade sendo fundada por uma mulher, só depois de 1157 anos, que as mulheres puderam ingressar na faculdade com estudantes.
Outro lugar muito procurado pelos turistas, principalmente os brasileiros, é o curtume, que veremos no próximo post!
Assista ao vídeo da Medina 🎥