Eu acho que poucas pessoas no Brasil tem idéia do que seja esse lugar.
Brasileiros quando vão à Europa e passam pela Áustria, geralmente visitam: Viena, Salzburg e Innsbruck e deixam de ver o melhor da Áustria: as cidades pequenas, pelo menos na minha humilde opinião.
Eisriesenwelt é uma visita obrigatória para quem tem disposição, espírito aventureiro e aprecia algo diferente.
Considerada a maior caverna de gelo do mundo, foi descoberta em 1879 e é localizada a cerca de 30 minutos de Salzburg (84Km) pela A10, em direção a Zell am See.
O melhor horário para chegar é por volta das 09h00, pois o lugar é muito concorrido principalmente no verão. São 3 estacionamentos disponíveis, próximos ao guichê de compra dos ingressos, totalizando aproximadamente 70 vagas. A caminhada do P3 até os guichês leva 3 minutos.
Para chegar até a entrada da caverna, você terá de comprar seu ingresso, depois subir a montanha caminhando, por um caminho asfaltado, por 20 minutos até chegar no teleférico, desembarcando 3 minutos depois numa estação a 1.586 metros de altitude e continuar por mais 20 minutos numa caminhada até 1.641 metros.
Parece muito? Mas vale a pena! A visão lá de cima é incrível!
Ao chegar na entrada da caverna, há espaço suficiente para adequar suas vestimentas à temperatura interna que chega a aproximadamente zero graus, independente da temperatura externa. Por isso leve: agasalho, luvas e gorro.
As visitas são guiadas em grupos de 40 pessoas, e o alemão é idioma predominante . Alguns grupos tem tradução para o inglês, mas não deixe de ir por causa disso, as imagens falam por si só!
No início, quando eu falei sobre disposição e espírito aventureiro, é porque além do trajeto para chegar à entrada da caverna, você ainda fará um percurso interno de 1.400 degraus aproximadamente.
Dentro da caverna é totalmente escuro, mas algumas lamparinas são distribuídas na entrada para algumas pessoas do grupo. Não é permitido levar lanternas ou tirar fotos.
A sensação lá dentro é de que você entrou num grande refrigerador com gelo por todos os lados!
As fotos que eu estou mostrando da caverna internamente consegui no Google.
Calcule pelo menos umas 5 horas pra você ficar lá, já contando com o almoço que você pode fazer na volta da visita, no restaurante Oedl House que fica ao lado da entrada do teleférico (isso se você chegou ás 09h00 como recomendei!).
O cardápio é de comida alemã, por isso prepare-se para uma boa porção de salsicha com salada de batatas.
Estando na Áustria, não deixe de visitar esse lugar !!!