5 delícias regionais imperdíveis pelo mundo

cuzcuz

Há tempos eu considero “viajar” – sair para ver coisas como museus, mercados e encantadoras praças repletas graça – como um mero intervalo entre as refeições. Definitivamente, uma viagem é definida pela comida que você come, e onde você come.

As surpresas sensoriais podem ser infinitas se você viaja pelo mundo com a mente aberta e papilas gustativas preparadas. De suaves aperitivos a banquetes robustos, aqui vão cinco destinos onde a comida e o lugar se combinam em uma mistura inesquecível.

Cuscuz, Casablanca

Assim que chegar à cidade de Casablanca, dirija-se à Boulevard de La Corniche, descendo pela costa em direção ao centro, escolha um atraente restaurante ou café e peça uma xícara de chá de menta e um prato do alimento básico do Marrocos: o cuscuz. O grão do cuscuz é feito a partir da semolina (trigo duro moído) e é preparado de preferência sendo cozido várias vezes no vapor, em uma panela especial chamada couscoussier (cuscuzeira). É então coberto com um ensopado picante que contém legumes apenas ou uma mistura de vegetais e carnes como carneiro, frango e peixe.

Tapas, Barcelona

Patatas bravas (batatas em molho de tomate picante), calamares fritos (lula frita), croquetas de jamón (croquetes de presunto), chorizo (lingüiça de porco), berenjenas gratinadas (berinjelas gratinadas com queijo) são apenas alguns exemplos dos fabulosos petiscos espanhóis de dar água na boca conhecidos como tapas. A vivaz capital catalã, Barcelona, se destaca pela criação e consumo de tapas, especialmente ao longo da rua La Rambla, ao anoitecer. Torne-se um habitante local, deixando os talheres de lado e levando essas delícias à boca com os dedos ou um palito de dente.

Nasi Goreng, Penang, Malásia

A Malásia tem sido considerada a nova Tailândia por muitos turistas há anos, embora a maioria do mundo esteja um tanto reticente quanto a isso. Quem visita a Malásia, inevitavelmente, encontra-se pedindo um prato deliciosamente simples, que está por todos os lados, chamado Nasi Goreng. Literalmente, o nome do prato significa “arroz frito” e também é apreciado em toda a Indonésia e Singapura. A receita consiste em refogar o arroz com frango ou frutos do mar, além de levar legumes, ovos e um molho de soja adocicado. O Nasi Goreng pode ser encontrado praticamente em qualquer lugar na Malásia que serve comida, mas a melhor experiência fica nos incrivelmente lotados centros de vendedores ambulantes que salpicam a ilha de Penang. É aqui que as cozinhas malaia, chinesa, indiana e baba-nyonya se misturam para criar novos e incríveis sabores.

Gumbo, Nova Orleans

Raspar uma tigela fumegante de gumbo é tão fundamental para a vida em Nova Orleans quanto ouvir jazz e blues de raiz ou saborear os doces típicos chamados de beignetsm (espécie de rosquinha quadrada com muito açúcar de confeiteiro por cima). Considerada uma “comfort food” (aquelas para se comer e se sentir acolhido), a receita consiste em um caldo de frutos do mar ou carnes defumadas engrossado com quiabo ou uma mistura de trigo com gordura antes de ser derramado em cima de uma montanha de arroz. Se você procurar pelos restaurantes, no entanto, notará que a cidade oferece inúmeras variações da receita.

Feijoada, Brasil

As papilas gustativas farão seu próprio carnaval em homenagem ao prato nacional do Brasil: a feijoada – um cozido escuro feito com feijão preto e carne de porco. O prato pode ser uma caixa de surpresas. Isso porque, além dos pedaços mais familiares do porco, é possível encontrar partes menos comuns, como orelhas, língua e até rabo na mistura. Outra dica é que o prato é um tanto quanto pesado, portanto, vale programar a sua refeição para não fazer nada que possa atrapalhar a digestão depois da refeição.

O texto a seguir foi escrito pelo autor Robert Reid e traduzido site da Lonely Planet

Crédito das imagens: 12345BANNER-VIAGE-SEGURO

 

 

Posts Relacionados

Comentários (1)

Eu creio que a feijoada veio de Salvador, mas como Rio de Janeiro é bem vista internacionalmente, a cidade mais conhecida do Brasil é justo colocar ela na lista, mas como é um blog de respeito creio eu que deveria colocar onde surgiu!

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.