O sistema de ar-condicionado permanece ligado durante todo o voo, já que esse equipamento é imprescindível nos aviões que voam em grandes altitudes, como os jatos. Afinal, além de manter uma temperatura agradável, garante a pressurização do avião, permitindo que as pessoas respirem confortavelmente, mesmo estando a 12 quilômetros de altitude, onde o ar é frio e rarefeito.
O ar-condicionado funciona com ar extraído dos motores do avião. Como esse ar está sob uma pressão altíssima, sua temperatura é superior a 100°C. Para perder calor, passa por radiadores e uma turbina difusora, o que reduz a temperatura para 2°C. O ajuste final é feito com a adição de um pouco de ar quente. Assim, a temperatura dentro da aeronave mantém-se entre 18°C e 30°C. Em solo, como os motores ficam desligados, o ar-condicionado é alimentado por um pequeno motor que fica na cauda, chamado APU (Auxiliary Power Unit), e que fornece eletricidade e ar comprimido para vários sistemas do avião.”
Comandante Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da GOL Linhas Aéreas Inteligentes
Bom site colega.
Por onde é feito o retorno do ar dentro da aeronave, uma vez que o ar que entra, tem que sair.