O segundo país mais populoso do mundo, a nação marcada pelas cores intensas, pelos contrastes com os hábitos ocidentais. A Índia sempre despertou em mim este misto de curiosidade com o diferente e o receio do choque cultural. Então, eu convido você a se aventurar pelos principais pontos turísticos da Índia comigo e surpreender-se positivamente.
Preparado para planejar o seu roteiro e viajar para a Índia?
Não esqueça de fazer o Seguro Viagem.
Confira a playlist exclusiva e saiba tudo sobre a Índia!
Qual a melhor época para ir à Índia?
Diferentemente do Brasil e suas quatro estações, podemos dizer que a Índia tem somente duas: inverno e verão. E as duas são bem extremas! Além dessa peculiaridade, a Índia é um dos países asiáticos que recebe anualmente o fenômeno das monções, responsável por trazer muitos ventos e chuvas.
Por isso, se você não gosta de passar frio fora de casa, eu recomendo que você visite a Índia no período de abril e maio, pois as temperaturas são mais amenas. Outra possibilidade para quem gosta de muito calor é de junho a agosto, que é quente e te permite conhecer melhor o país. No entanto, fica aqui o aviso de que agosto é o mês em que as monções têm uma forte atuação, então, os ventos são mais fortes e há maior incidência de chuva. Inclusive, você pode perceber como isso afeta a visão que temos das cidades neste vídeo que fiz em Mumbai:
Pontos turísticos da Índia: 5 locais incríveis para conhecer
A forma como a Índia é retratada para nós ocidentais limita-se a falar da cultura hindu, das castas e regras sociais, das aglomerações e dos hábitos de higiene (ou falta deles). Mas o país não se resume a essas questões. Por isso, reuni aqui 5 locais incríveis para você conhecer no país asiático. A seguir, confira os pontos turísticos da Índia separados por temas como monumentos históricos, religião e mais.
Monumentos históricos
A história da Índia carrega traços de disputa entre os mundos ocidental e oriental, quando consideramos o domínio inglês sobre o país, além de diferenças religiosas que permanecem até hoje, representadas pelo Hinduísmo e pelo Islã. Então, eu selecionei estes monumentos históricos como os principais pontos turísticos da Índia. Confira as razões a seguir.
Mumbai
A segunda maior cidade da Índia é a minha primeira parada na viagem que fiz ao país. Mumbai é um local de contraste: a extrema pobreza, a casta dos intocáveis, convivendo lado a lado com as residências absurdamente ricas. É o início de choque cultural quando se chega neste país asiático.
Passei pelas grandes favelas e vi de perto como funciona uma lavanderia comandada pelos “intocáveis”. Em seguida, outro choque: um prédio de 27 andares onde trabalham 300 pessoas. Em um primeiro momento, pensei que fosse um hotel e depois uma empresa de muito sucesso. No final, descobri que é uma residência onde moram 7 pessoas.
Eu visitei um dos pontos turísticos da Índia que existem na cidade: o Portal da Índia. Além da magnitude da construção, a gente consegue perceber a sua importância para o povo indiano. Você confere as minhas andanças por Mumbai aqui:
Agra
Pensar em Índia muitas vezes é lembrar do Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, certo? Pois eu confesso que conhecer este monumento era um dos meus sonhos. Mas Agra, a cidade onde fica o Taj Mahal é um dos pontos turísticos da Índia que vale a pena visitar por também oferecer outros tantos monumentos históricos.
Agra abriga o Mausoléu IItmad-ud-Daula, um túmulo com uma história muito peculiar, além do Forte de Agra, mas são tantos detalhes que eu convido você a entender isso melhor no vídeo a seguir:
Mas e o Taj Mahal? Minha primeira dica é: esteja aqui cedo, pois a vista é surpreendente e haverá menos visitantes, o que deixa você em vantagem na hora de circular pelo lugar e fazer os melhores registros fotográficos.
O Taj Mahal na Índia é resultado do esforço de 20 mil trabalhadores durante 22 anos, um mausoléu de simetria e riqueza de impecáveis. Uma construção de encher os olhos e eu conto os detalhes dessa história aqui:
Jaipur
A cidade hindu possui construções históricas magníficas, entre elas estão: o Palácio Real, o Palácio dos Ventos, Jantar Mantar e Forte de Amber.
Palácio Real
Apesar de ser uma república, em Jaipur, ainda há muito respeito à família real, por isso existe o Palácio Real, a residência oficial da família. Conhecer este lugar é também saber um pouco da história da Índia e ainda apreciar uma belíssima construção.
Palácio dos Ventos
O Palácio dos Ventos foi construído para as mulheres, uma vez que não era permitido a elas circularem pelas cidades. O local abriga 953 janelas que serviam como o acesso das mulheres ao mundo exterior e também deixavam o local arejar, por isso o nome de Palácio dos Ventos.
Jantar Mantar
Por fim, se você curte passeios mais científicos, eu convido a conhecer Jantar Mantar, um observatório que mistura ciências e matemática. Do maior relógio solar do mundo ao conhecimento sobre as constelações dos signos, é entretenimento para todas as idades. Muito fantástico! Confira estes lugares que mencionei no vídeo a seguir:
Forte de Amber
Além disso, Jaipur também tem o Forte de Amber um local no alto da montanha protegido por 12 km de muralhas. Ali dentro, há vários locais interessantes para se visitar, entre eles, o imperdível Palácio da Vitória.
Jaipur / Agra
No caminho de Jaipur para Agra, existem duas paradas obrigatórias em sua visita à Índia. A primeira fica a cerca de 100km e aqui você encontra um dos locais que eu mais queria ver na Índia: o Poço Chand Baori. Após a visita a este lugar, segui por aproximadamente 120km até outro local que me surpreendeu: Fatehpur Sikri.
Estes lugares são tão fantásticos, que eu preparei estes vídeos para você conferir:
A história do Forte Amber e o famoso Poço Chand Baori em Jaipur
Fatehpur Sikri: A cidade abandonada por falta de água
Você vai perceber que é tanta história, tantos elementos do hinduísmo, que fica difícil não se admirar com a grandeza dos pontos turísticos da Índia.
Religião e espiritualidade
A Índia é marcada por duas fortes religiões: o Hinduísmo e o Islã. Elas são tão fortes, que quando Gandhi ainda era vivo, de sua maneira pacífica, deu voz aos muçulmanos para que tivessem seu território dentro do espaço indiano dominado por ingleses, o que culminou na formação do Paquistão.
No entanto, os elementos da religião politeísta (Hinduísmo) e as mesquitas muçulmanas continuam presentes na Índia. Confira estas duas cidades e o porquê elas representam tanto da religião e espiritualidade do território indiano.
Delhi
Uma cidade cosmopolita, mas com ares mais organizados e espaços mais amplos. O trânsito de Delhi, porém, o típico caos indiano. Aqui eu conheci a maior mesquita da Índia, Jama Masjid, que representa justamente os sete séculos de domínio muçulmano sobre o território. Na época, os muçulmanos chegavam a cerca de 25 mil pessoas e no pátio da mesquita é possível abrigar este número. A magnitude deste lugar, que é um dos pontos turísticos da Índia, é, de fato, surpreendente!
Delhi também possui um templo para o Sikhismo, uma religião monoteísta que mistura elementos do Hinduísmo, do Islã e, até mesmo, do Judaísmo. Difícil de acreditar? Pois eu convido você a conhecer um pouco mais aqui neste vídeo:
Outra religião que foi bem recebida por aqui é a religião Bahai, nascida na Pérsia, hoje Irã, no século XIX. Vale a pena visitar este templo.
Por fim, se você aprecia lugares religiosos, sagrados ou com ares de espiritualidade, eu sugiro que não perca a chance de conhecer a casa em que Mahatma Gandhi viveu seus últimos 144 dias. As histórias são fascinantes e a exposição de artes e fotos sobre a vida deste grande homem estão expostas no local. Caminhar por aqui é sentir-se tocado com os ideais pacifistas e um pouco mais espiritualizado.
Varanasi
Sabe aquelas imagens que nós ocidentais fazemos da Índia e sua cultura? Pois é, Varanasi é o lugar que mais me transmitiu a sensação de estar verdadeiramente na Índia. Por que a cidade é tão importante para o Hinduísmo? Porque é considerada a morada terrena da divindade suprema Shiva.
Aqui em Varanasi, a vida pulsa muito cedo. As pessoas acordam e vão até o Rio Ganges, um rio sagrado para o hinduísmo, com o intuito de purificar o seu corpo dos pecados. O Ganges é um rio celestial e, por sua vez, Varanasi é um destino imortal. O que isso significa na prática? Que este local é tão importante que podemos compará-lo ao mandamento muçulmano sobre ir a Meca pelo menos uma vez na vida. Espera-se a mesma coisa de um hindu até o fim de sua vida: que venha a Varanasi e se banhe no Rio Ganges.
Outro elemento cultural marcante nesta cidade é a cremação. Para mim, foi um momento muito impactante da viagem, repleto de aprendizado e reflexão. Estar aqui e vivenciar esta experiência passa a ser um convite irrecusável de agradecer à própria vida e perceber sua brevidade. Saiba que, para os hindus, ser cremado em Varanasi é ter a certeza de ir direto ao paraíso sem a necessidade de reencarnar.
Eu mostrei isso tudo em um vídeo especial:
Mas os pontos turísticos da Índia que estão em Varanasi não se resumem somente ao Hinduísmo. Eu mostro o que você pode fazer na cidade no vídeo a seguir:
Para fazer compras
Delhi
A Índia também é conhecida pelos baixos preços dos produtos, principalmente eletrônicos. Se você quer aproveitar a viagem e adquirir algum item do gênero, então Delhi é a cidade ideal para ter o melhor custo-benefício.
Jaipur
Se você gosta de tecidos, principalmente os coloridos indianos, então Jaipur é a melhor cidade para encontrar os itens. Sejam os sáris ou as pashminas, a qualidade é deslumbrante e sempre vale a pena barganhar (apesar de tudo por aqui ser muito barato).
Eu adoro conhecer a cultura de um país por completo, em especial, itens manufaturados. Inclusive, eu aprendi como os sáris são feitos, assim como os tapetes indianos do estilo Persa. Confere aqui:
Conclusão
A Índia das cores, dos sabores, das especiarias, da cultura hindu, islâmica e de tantas outras expressões de fé, convivendo em espaços comuns. Tudo isso é fascinante no país. Mas ver isso de perto é impactante, transformador e me levou a refletir sobre tudo que eu achava que sabia sobre a Índia. Posso afirmar: foi um desafio vir até o país, pois tudo que eu conhecia sobre a Índia me remetia à falta de higiene, pobreza e caos. De fato isso tudo existe aqui, mas há tanto a se conhecer que só confirmou o quanto vale a pena ser Louco Por Viagens!
Planeje sua viagem para a Índia
Viu como a Índia é magnífica? Então não perca tempo e planeje o seu roteiro. Minha sugestão é: defina as datas e escolha o tipo de lugar que deseja ficar. Garanta suas passagens aéreas e reserve a sua hospedagem.
E se tem um item que não pode faltar na sua viagem é um seguro viagem.
É o tipo de investimento que eu espero que você nunca use, mas se precisar você verá o quanto vale.
Uma simples consulta médica no exterior pode custar mais que o preço do seguro por todo o período da sua viagem.
Um outro conselho é que você analise bem o tipo de seguro para ver se ele se encaixa com a sua viagem. Cuidado pois o barato pode sair caro.
A plataforma do Seguros Promo te permite analisar todas as coberturas antes de você comprar seu seguro.
Um seguro viagem te traz: Assistência médica e hospitalar, assistência odontológica, assistência jurídica, seguro bagagem e muito mais.
Vantagens do Seguros Promo:
- Garantia do melhor preço na sua escolha;
- Comparação de preços entre várias seguradoras;
- Facilidade na forma de pagamento;
- Transparência nas informações sobre coberturas;
- Atendimento ao cliente 24h em português.
Não dá pra viajar sem, não é mesmo? Viaje com tranquilidade!
Faça sua cotação
Quer saber mais sobre a Índia? Então dá uma olhada nestes outros conteúdos que eu preparei:
5 dicas para marinheiros de primeira viagem na Índia
Como é voar com a Air India?
O icônico portal da Índia em Mumbai
Delhi – um passeio pelo centro da cidade
Delhi – Conheça o Templo de Lótus
Varanasi – O trânsito mais insano que eu já conheci