Você sabe o que é um falso positivo?

Suitcases-Airportr-e1476652510442

Você sabe o que é um falso positivo?



Não?  Esse tema parece estar relacionado a gravidez, mas tem muito a ver com a sua segurança e das suas malas durante uma viagem.

Estava saindo de Berlin e fiz todo o procedimento de um cidadão normal que está num aeroporto: check in, embarquei minhas malas e passei pela segurança para ir ao meu portão de embarque.
Pela prática de andar com muitos esquipamentos de gravação,  já me  antecipo e deixo todas as baterias das câmeras numa embalagem transparente. Assim também faço com todos os líquidos até 100ml o que facilita minha vida e a do próprio segurança que está me monitorando.

Mas dessa vez algo muito diferente aconteceu.

Ao passar todas as minhas coisas o segurança solicitou que eu colocasse tudo na mala e ficasse ali aguardando.
Após um minuto chega um policial e me pede para acompanha-lo. Importante ressaltar que em todos os momentos todos foram muito gentis.

Ao chegar na sala,  minha bagagem  foi revistada novamente mas, dessa vez, passaram uma espécie de lenço pelos cantos internos da mala e o colocaram numa máquina que estranhamente deu sinal vermelho.
Tomei um susto pois não havia nada de errado! Minha mala tinha tudo o que eu sempre levava e mais dois pequenos frascos de creme hidratante que ganhei no hotel.

Perguntei ao policial o que significava aquele sinal vermelho e logo, ele gentilmente  pediu pra eu ficar tranquilo mas que  teria que chamar um especialista para analisar minha situação.
Intrigado ainda, perguntei se era algo ligado a drogas e a resposta dele me deixou surpreso: Drogas não. Explosivos!!!
Claro que me deu aquele pânico momentâneo, pensando se alguém teria mexido na minha mala ou se em algum momento eu poderia ter encostado em algo parecido com explosivos. O que está acontecendo?
Quando o especialista chegou, fez novos testes e me disse algo que,  mesmo eu com 30 anos de experiência viajando, desconhecia:
–  Você foi vítima do Falso Positivo. Sua mala acusou um falso positivo para explosivos, quantidade pequena, mas foi detectado nos cremes destes dois pequenos frascos.

Acreditem! O creme hidratante quase me colocou na cadeia! Ele me disse que esses cremes, às vezes, trazem alguns ingredientes que podem se assemelhar a componentes de explosivos, mas que as pessoas sempre são liberadas.
Confesso que o susto foi grande, mas agregou mais uma lição!

Recentemente assisti a um programa de TV que narra a vida dos aeroportos e uma senhora passou pela mesma situação que a minha.

Então sempre tenha muito cuidado com sua mala nos aeroportos. Nunca a deixe sozinha, nem leve encomendas de quem você no conhece porque alguém pode se aproveitar de você. E se algo semelhante acontecer, relaxe e confie  que pode ser sim, falso positivo.

Comentários (1)

Olá, Rogério!
Obrigada por compartilhar essa experiência conosco.
Achei de grande valia.
Até mesmo pra mim, que nunca viajo (rsrs…)

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.