Se você assistiu Senhor dos Anéis e Hobbit, deve ter ficado curioso em conhecer o pequeno vilarejo onde Frodo e Gandalf andaram ou até entrar na casa do Hobbit Bilbo. Este cenário incrível está situado na cidade de Matamata próximo a Auckland na Nova Zelândia.
A locação escolhida pelo diretor Peter Jackson é uma fazenda da família Alexander. Quando ele avistou a imensa árvore no meio da fazenda ficou deslumbrado com a paisagem.
Mesmo o set tendo sido abandonado após 3 meses de gravação, o filme fez com que a Nova Zelândia virasse um ponto turístico. Devido a procura de turistas o diretor decidiu organizar o lugar para visitação.
O passeio começa no ínicio da fazenda, onde você compra o ticket para 2 horas de passeio. O guia te leva até o set de gravação contando curiosidades do local iniciando assim a sua aventura por Hobbiton. As casas dos hobbits são de diferentes tamanhos nas montanhas para dar impressão de perspecitva nas filmagens. Infelizmente não é possível entrar nas casas, mas você pode observar a decoração pelas janelas.
Foram criadas as 44 casas de Hobbit e você pode perceber detalhes que não se vê no filme. O passeio termina no vilarejo onde encontra-se o Green Dragon Pub, local onde Sam, Frodo e Gandalf encontravam-se para conversar e tomar um cerveja. Lá você tem direito a uma bebida de graça a famosa Ginger Beer, não alcoólica, e outras cervejas feitas exclusivamente para Hobbiton.
É um passeio mágico no mundo dos Hobbits para quem vai à Nova Zelândia. Não deixe de passar por essa experiência mesmo não sendo fã de senhor dos anéis. A paisagem é incrível e a decoração do cenário mais ainda.