África Destinos Egito

Como foram construídas as pirâmides do Egito, as maravilhas do mundo antigo?

Quando pensamos em Egito e seus pontos turísticos, não é difícil se lembrar das pirâmides, esfinges e histórias de faraós, certo? Mas como foram construídas as pirâmides do Egito? Quem as construiu e como elas são por dentro? Todos esses mistérios e curiosidades acerca dessas maravilhas do Mundo Antigo você encontra aqui. Então, prepare-se para uma aventura de volta ao passado e surpreenda-se!

Quer conhecer estas e outras maravilhas do Egito? Não deixe de conferir as informações sobre o pacote de viagem para o Egito e programe já a sua!

Com que finalidade as pirâmides do Egito foram construídas?

com que finalidade as pirâmides foram construídas

A finalidade das pirâmides do Egito não é unanimidade. Alguns acreditam que eram fontes geradores de energia eletromagnética, mas boa parte dos historiadores, e segundo evidências arqueológicas, acredita que a função das pirâmides era servir como túmulo para os faraós.

Veja também: Túmulo de Jesus: Qual é o verdadeiro? 4 dicas para conhecer

 

Mastaba – Túmulo egípcio antigo

Inicialmente, os faraós eram sepultados como todos os indivíduos, com um túmulo dentro da terra. Posteriormente, esses túmulos foram sendo mudados e se tornaram salas acima do solo, cujo formato era uma plataforma com as laterais inclinadas, o que conhecemos como Mastaba (casa para a eternidade). No entanto, por volta de 2.667 a.C., o faraó Djoser (quem arquitetou a primeira pirâmide do Egito) solicitou ao seu braço direito, Imhotep, a construção de um túmulo diferenciado, pois ele queria algo singular.

Imhotep começou a construção por uma mastaba, em seguida, colocou uma acima da primeira, porém de tamanho menor. Depois mais uma acima de tamanho menor ainda e assim sucessivamente até chegar a 6 andares. Tal construção é conhecida como o primeiro túmulo funerário em forma piramidal, também chamada de pirâmide escalonada, pois tem degraus no seu formato.

Foi o faraó Snefru (pai de Quéops) que depois de duas tentativas conseguiu ter uma pirâmide lisa, no formato que conhecemos hoje. Ela se chama Pirâmide Vermelha.

 

Quais são as pirâmides mais famosas do Egito?

quais são as piramides mais famosas

As pirâmides mais famosas do Egito ficam em Gizé, região próxima à capital Cairo. A Necrópole de Gizé é formada pelas Grandes Pirâmides: de Khufu (ou como é mais conhecida, Quéops), Quéfren e Miquerinos.

 

Pirâmide de Quéops

Esta pirâmide tinha originalmente 146 metros de altura, e hoje está com 138 metros de altura, 230 metros de base, chegando a um total aproximado de 53 mil m². Além disso, estudiosos apontam que 2,5 milhões de blocos de pedra compõem este monumento, totalizando 6.500.000 toneladas de peso.

Atualmente, a aparência externa da pirâmide tem pedra sobre pedra de forma aparente, porém, indícios arqueológicos apontam que ela era coberta por granito branco.

 

Pirâmide de Quéfren

A estrutura tem cerca de 136 metros de altura com 215 metros de base. Quéfren era filho de Quéops e foi o quarto rei da Quarta Dinastia. Suspeita-se que esta pirâmide era coberta com parte em granito rosa e o topo com granito branco.

 

Pirâmide de Miquerinos

A Pirâmide de Miquerinos tem aproximadamente 61 metros de altura hoje e pouco mais de 108 metros de base. Foi construída para sepultar Miquerinos, filho de Quéfren e o quinto rei da Quarta Dinastia. Acredita-se que esta pirâmide, ao contrário das demais, era totalmente coberta por granito rosa.

Como foram construídas as pirâmides do Egito?

como foram construídas as pirâmides

As pirâmides foram construídas com pedras retiradas de pedreiras próximas às construções. Como isso era feito? Utilizando água e madeira. Fazia-se um poço ao redor da pedra, que depois de molhada, soltava-se e era transportada por espécies de trenós de madeira até o local da construção. Havia rampas que auxiliavam no transporte das pedras até os patamares mais altos. Água era despejada na frente do trenó para facilitar seu movimento na areia.

 

Quem construiu as pirâmides?

O cemitério dos trabalhadores, localizado ao lado as pirâmides, reforça o conceito histórico de que as pirâmides foram construídas por egípcios, e não por alienígenas ou escravos (como há boatos).

 

Qual foi o material usado na construção das pirâmides do Egito?

como foram construídas as pirâmides

As evidências arqueológicas apontam que as Grandes Pirâmides foram construídas próximas a pedreiras, provavelmente para facilitar o transporte do insumo. Na construção da pirâmide de Quéops foram utilizados blocos de pedra, estas retiradas por meio de estacas de madeira e água, uma técnica que mostrava a habilidade dos egípcios antigos em manipular materiais e superar as adversidades.

Além dos blocos de pedra, a pirâmide de Quéops era revestida de granito branco, a de Quéfren suspeita-se que levava granito rosa da base até uma certa altura e no topo granito branco. Por fim, a de Miquerinos era revestida de granito rosa.

 

Quanto tempo demorou para as pirâmides serem construídas?

quanto tempo demorou para as piramides serem construídas

Não se sabe ao certo quantos anos se levou para que As Grandes Pirâmides, na Necrópole de Gizé, fossem construídas. O que os estudiosos dizem é que podemos calcular mais ou menos o tempo em que o faraó esteve no poder até a sua morte. Sabemos que no dia em que o faraó é coroado, inicia-se a construção da sua pirâmide. Sendo assim, podemos considerar os seguintes tempos aproximadamente:

  • Quéops – 23 anos,
  • Quéfren – 26 anos
  • e Miquerinos – 28 anos.

 

Afinal, como as pirâmides do Egito são por dentro hoje?

como as pirâmides são por dentro

Se você quer conhecer o que há por dentro das pirâmides, não basta gostar de viajar. Há de ter um pouco de preparo físico e sem qualquer chance de claustrofobia, pois os acessos são difíceis e exigem uma boa dose de tolerância a ambientes estreitos e com pouca luminosidade.

Visitar uma pirâmide hoje permite perceber as diversas salas que compõem uma construção como essa. Além disso, as paredes são cobertas de hieróglifos que procuram contar o que o faraó irá encontrar em sua passagem para a segunda vida. Tive uma verdadeira aula sobre o assunto ao visitar a Pirâmide de Unas, em Saqqara, e compartilho tudo aqui neste vídeo:

 

Como chegar até as pirâmides do Egito?

As famosas pirâmides de Gizé ficam a cerca de 20km da capital Cairo, e apesar da distância não ser grande, o trânsito pode dificultar bastante a sua chegada até ali. Não recomendo você pegar ônibus para chegar até lá, no máximo um táxi (combine o preço antecipadamente e não se assuste se no caminho o taxista pegar um outro passageiro).

Existe Uber no Cairo e, se você estiver em algum hotel, fica mais fácil de pegá-lo. No entanto, se estiver na rua, possivelmente você vai sofrer. A melhor maneira é contratar um transporte por meio de um operador local, assim, você vai mais seguro e pode ter ajuda para comprar os ingressos.

 

Quanto custa entrar nas pirâmides do Egito?

quanto custa entrar na piramide

O ingresso para visitar todo o complexo da Necrópole de Gizé, o que inclui as Grandes Pirâmides e a Esfinge, custa 200 LE (aproximadamente USD 13,00), mas se você quiser visitar dentro da pirâmide de Quéops, tem que pagar mais 400 LE (aproximadamente USD 25,00), 100 LE (aproximadamente USD 6,00) para visitar dentro de Quéfren ou 50 LE (aproximadamente USD 3,00) para visitar a de Miquerinos.

 

3 segredos e curiosidades sobre as pirâmides do Egito

O mistério sobre essas construções é inevitável, mas trago aqui 3 deles e suas devidas explicações. Acompanhe-me!

 

Não foram construídas por escravos

Conforme minha conversa com o maior egiptólogo da atualidade, Dr. Zahi Hawass, as pirâmides foram construídas por egípcios e não por escravos, ao contrário do que se acreditou por muito tempo. E como afirmar isso? Pois os túmulos dos construtores foram encontrados nas sombras das pirâmides, ou seja, impossível que um escravo fosse enterrado tão próximo a um monumento de tal importância para um faraó.

Vale lembrar que o Dr. Hawass fez parte das escavações nesta região por mais de 20 anos.

Confira o que ele disse sobre o assunto aqui:

 

Nada de alienígenas

Dr. Zahi Hawass também menciona que, apesar de algumas pessoas acreditarem que as pirâmides possam ter sido uma obra de alienígenas, um papiro recentemente encontrado, no Monte Sinai, relata o número de trabalhadores e descreve como o calcário utilizado para cobrir a parte externa de uma pirâmide foi transportado pelo Nilo. Ou seja, este povo não era alienígena, mas certamente foi extraordinário em sua capacidade de construir esses monumentos grandiosos.

 

Posição não é um acaso

posição não é acaso

As pirâmides eram construídas em uma posição específica, que respeitasse os pontos cardeais, a fim de que a construção presenciasse o nascer e o pôr do sol. Além disso, as Grandes Pirâmides estão orientadas de acordo com o Cinturão de Órion, pois representava o deus egípcio Osíris, uma divindade muito importante para o povo egípcio.

As três pirâmides também são orientadas às Três Marias, que formam o cordão umbilical do deus Osíris, significando ‘nascer de novo em outra vida’. É ou não é fascinante?

Que tal viajar comigo para o Egito e conhecer isso tudo de perto? Então, participe dos grupos de viagem que organizo e embarque nesta aventura!

 

Conclusão

conclusão

Não é por acaso que são consideradas Maravilhas do Mundo Antigo. As pirâmides são construções de uma grandiosidade impressionante. Conhecer a sua história é surpreendente, mas estar próximo a elas é uma experiência inigualável. Eu já viajei para o Egito tantas vezes e a cada uma delas aprendo e me surpreendo com algo novo, então, não deixo de recomendar. Certamente é um destino que todo Louco Por Viagens deve experimentar!

Planeje sua viagem para o Egito com o Seguro Viagem

Se tem um item que não pode faltar na sua viagem é um seguro viagem.
É o tipo de investimento que eu espero que você nunca use, mas se precisar você verá o quanto vale.
Uma simples consulta médica no exterior pode custar mais que o preço do seguro por todo o período da sua viagem.

Um outro conselho é que você analise bem o tipo de seguro para ver se ele se encaixa com a sua viagem. Cuidado pois o barato pode sair caro.
A plataforma do Seguros Promo te permite analisar todas as coberturas antes de você comprar seu seguro.

Um seguro viagem te traz: Assistência médica e hospitalar, assistência odontológica, assistência jurídica, seguro bagagem e muito mais.

Vantagens do Seguros Promo

  • Garantia do melhor preço na sua escolha;
  • Comparação de preços entre várias seguradoras;
  • Facilidade na forma de pagamento;
  • Transparência nas informações sobre coberturas;
  • Atendimento ao cliente 24h em português.

Não dá pra viajar sem, não é mesmo? Viaje com tranquilidade!

Faça sua cotação

O Egito é tão fascinante, que eu separei estes outros conteúdos especiais:

O que você precisa saber antes de conhecer o Egito
Pontos turísticos do Egito: 5 monumentos que você não pode deixar de visitar
A História do Egito Antigo – Louco Por Saber
Curiosidades sobre o Egito – Louco Por Saber

Comentários (1)

De uns dias pra cá, isso se tornou um sonho pra mim, eu sonho com essa viagem todos os dias, tem noites mesmo, eu perco até o sono só pensando em um dia está lá. Mais eu creio que um dia vai realizar esse meu sonho ❤

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.