Está com viagem marcada?
Imagine que você idealizou a viagem dos seus sonhos, estudou com cuidado todo o roteiro, todos os passeios, se planejou financeiramente, analisou o clima, fez sua lista do que levar na bagagem.
Essas são coisas básicas que pensamos quando vamos viajar, mas há quem se esqueça de um item muito importante: Seguro viagem.
Sim! Diferente do que muitos pensam, um seguro viagem é um dos itens mais importantes na hora de você elaborar seu passeio.
Claro que é um daqueles itens que a gente adquire e espera nunca usar mas como o nome mesmo diz, é “seguro”.
Imagine você precisar de um médico em uma emergência e não saber pra onde ir ou quanto vai pagar por um atendimento desse?
Em geral uma simples internação no exterior pode custar no mínimo USD 3.000,00 e um simples exame de sangue USD 700,00.
Lógico que o apelo não deve ser somente o custo que isso poderia gerar mas sim, a segurança de ser atendido em situação de emergência com total segurança.
Mas como fazer?
Antes de contratar um plano, você deve avaliar qual seguradora tem a melhor cobertura, se o plano inclui rede credenciada para atendimento imediato ou se o plano atende no sistema de reembolso ( você paga e depois o plano te reembolsa) e se o país pra onde você vai faz parte do Tratado de Schengen, (lembrando que para esses países é exigida uma cobertura mínima de 30 mil euros para assistência médica por doença ou acidente).
Cartões de crédito também oferecem seguro viagem mas MUITA atenção para a cobertura. Nem sempre são as ideais para uma viagem internacional. Faça comparações com outras seguradoras.
O ideal é contratar seu plano no máximo até 72 horas antes do voo pois na maioria das planos há essa carência da data da emissão para o início da validação do serviço. De qualquer maneira, certifique-se sobre essa informação no plano escolhido.
Uma vez contratado o serviço, agora é embarcar tranquilo!
Muito importante ter sempre em mãos, num acesso fácil, os números de atendimento da seguradora, o número da sua apólice e se possível uma cópia impressa da mesma.
Caso seu plano seja no formato de reembolso guarde todos os comprovantes de pagamento das consultas para ter documentado seus gastos e assim solicitar o reembolso.
Caso queira saber qual é a seguradora que utilizo nos meus grupos clique aqui. Você pode acessar minha loja virtual e conhecer os planos disponíveis.
Num próximo post falarei da minha experiência pessoal usando o seguro viagem. Até o próximo!