Marrakesh e seus Jardins

 

JARDIM MENARA

O Jardim Menara é muito conhecido e de muita importância em Marrakesh.
Não é um jardim comum com arbustos e flores mas é muito famoso devido a sua grande plantação de oliveiras e pomares. Possui um pavilhão construído pelo Sultão Sidi Mohammed que usava o lugar para passar o verão e há quem diga que também servia para seus encontros amorosos.

 

 

Possui um enorme tanque artificial de 3 mil metros quadrados, abastecido através de um antigo sistema de irrigação com 30 quilômetros de extensão com água vinda do degelo das montanhas do Ato Atlas. Ele serve para regar os pomares e ainda parte da Medina antiga.Hoje me dia, também é usado para os soldados aprenderem a nadar!

 

PALÁCIO BAHIA

 

Considerado por muito tempo o palácio mais impressionante da cidade de Marrakesh, o palácio Bahia é uma das obras arquitetônicas mais importantes da cidade.

 

 

Situado na Medina, o palácio foi construído no final do século XIX mas a data de sua construção não é exata. São 8 hectares de extensão com 150 quartos que atendia as 4 esposas e as 24 concubinas de Abu Bou Ahmed.

Os tetos são feitos de cedro do Líbano e nenhum desenho é igual ao outro.
Diz a história que, na formação antiga do palácio, haviam tapetes que “espelhavam” com precisão os desenhos feitos no teto. Os desenhos eram repetidos exatamente como o do teto.

 

 

Além da sua beleza arquitetônica, ele abriga curiosidades históricas como, por exemplo, uma sala que é mantida trancada e abrigava um dos tesouros da época: um telefone. Isso mesmo! A sala era toda equipada com sistema de telefonia muito avançado para a época. Numa outra sala fechada está o primeiro elevador a ser instalado num palácio em Marrakesh. O detalhe é que o palácio só possui dois andares. Isso sim, era uma verdadeira ostentação!

Com a morte de Ahmed ben Musa em 1900, o palácio foi cenário de uma das situações mais inusitadas: logo que os escravos e mulheres receberam a notícia da sua morte, começaram a saquear o que podiam. As mulheres se estapeavam por causa das jóias, cofres foram arrombados, pedras preciosas quebradas, obras de arte retiradas, documentos e títulos de propriedades violados e até assassinatos aconteceram. Nada restou a não ser o edifício. Com a expulsão da família, várias propriedades foram passadas para o Estado.

 

JARDIM MAJORELLE

 

Muito conhecido por ter pertencido ao famoso estilista Yves Saint Laurent, o Jardim Majorelle foi criado pelo pintor Frances Jacques Majorelle. Foram 40 anos para esse lugar ser criado por esse apaixonado pela cultura árabe.

 

 

Foi só em 1980 que Yves Saint Laurent, também apaixonado pelo Marrocos e por obras de arte, adquiriu e restaurou esse oásis repleto de plantas exóticas, muitas árvores, lagos artificiais, fontes e ainda conta com um museu berbere, um café muito charmoso e claro, uma loja com itens de YSL pra você gastar !

Ele e seu companheiro foram sepultados nesse jardim e hoje, o jardim é um dos pontos turísticos mais visitados em Marrakesh.

Assista ao vídeo:

Comentários (1)

Qual é o preço para novembro , marraquexe.
1 Semana

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.