Muita atenção ao que você compartilha nas redes sociais. O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos pretende analisar as contas dos usuários que solicitarem visto para entrar no país.
A proposta é analisada desde o ano passado e atualmente está em audiência pública, podendo receber alterações até o mês de agosto. Segundo o departamento, o objetivo é evitar cada vez mais a entrada de terroristas no país.
Segundo a proposta, quem fizer o requerimento de visto de entrada precisará preencher o campo “Por favor, adicionar informações associadas à sua presença on-line” com as redes sociais e os nomes de usuários em cada uma delas.
Apesar do rigor, o projeto afirma que o preenchimento dessa parte será opcional. Essas informações, no entanto, podem vetar a entrada de alguns perfis no país.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, a criação e aprovação desse projeto ganhou força após o ataque dos atiradores de San Bernardino, quando uma das terroristas tinha jurado fidelidade ao Estado Islâmico em postagens antigas das redes sociais, antes de entrar nos Estados Unidos.