Agra Ásia Destinos Índia

Taj Mahal na Índia: história, curiosidades e dicas (7 maravilhas do mundo)!

Se pensarmos em Índia, qual a imagem vem à sua mente? Seria das pessoas no Rio Ganges? Ou das roupas de cores intensas? Este país fascinante é marcado por muitas dessas imagens. Mas, indiscutivelmente, o cartão postal da Índia é o Taj Mahal. Em 7 de julho de 2007, a incrível construção e marca registrada da Índia foi eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Então, eu convido você a conhecer a história desse monumento, suas peculiaridades e informações importantes sobre ele. Vamos lá?

Preparado para planejar o seu roteiro e viajar para a Índia?
Não esqueça de fazer o Seguro Viagem.

Conheça ainda: outros pontos turísticos da Índia.

O que é Taj Mahal (7 Maravilhas do Mundo Moderno)?

A construção repleta de detalhes, diferentes tipos de materiais e histórias contribuíram para que fosse classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Mas qual o objetivo da sua criação?

O Taj Mahal é um mausoléu construído entre 1631 e 1653 para sepultar e homenagear a esposa preferida do então imperador Shah Jahan. O significado do nome Taj Mahal é ‘Palácio da Coroa’ e eu explico toda essa história com detalhes a seguir. Vem comigo!

 

Você conhece a história do Taj Mahal da Índia?

história do taj mahal

O imperador mogol Shah Jahan, o quinto de sua genealogia a dominar o norte da Índia, era muçulmano e teve três esposas. A primeira e a segunda não lhe deram filhos, mas a terceira, Aryumand Banu Begam, teve 14 filhos com o imperador, o que fez dela a preferida. A rainha era carinhosamente chamada de Mumtaz Mahal, que significa ‘A coroa bonita do palácio’ (Mum = bonita; taj = coroa; mahal = palácio).

 

história do taj mahal

Sua história de amor foi tão intensa que, em seu leito de morte, Mumtaz fez três pedidos a Shah Jahan: não case com mais ninguém (algo atípico para um imperador muçulmano), cuide muito bem de nossos filhos, mas como um pai amoroso, não como imperador, e por fim, construa um lugar bonito para que eu possa ser sepultada ali e as pessoas lembrem de nosso amor. Shah Jahan cumpriu os desejos de sua amada e o Taj Mahal é considerado uma das mais grandiosas provas de amor da história.

 

Quem construiu o Taj Mahal da Índia?

quem construiu taja mahal

O Taj Mahal foi construído por cerca de 20 mil trabalhadores ao longo de 22 anos. Mas a obra arquitetônica, com seus jardins, edifícios secundários e toda a simetria que existe aqui foi processo criativo de muitos arquitetos, entre eles, Ismail Khan do Império Otomano, considerado o primeiro arquiteto e construtor de cúpulas da época, responsável pelo desenho da cúpula principal.

O complexo do Taj Mahal ainda tem dois mausoléus secundários, pertencentes às outras duas viúvas de Shah Jahan. As paredes do Taj Mahal são decoradas com passagens do Corão, feitas pelo calígrafo persa Amanat Khan, que ainda utilizou quartzo sobre o mármore branco do templo. São tantos detalhes magníficos na construção, que eu reuni alguns e mostro a seguir.

 

Elementos fascinantes que fazem do Taj Mahal uma das 7 Maravilhas do Mundo

Não é por acaso que o Taj Mahal é símbolo da Índia e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Foram necessários doze anos para a construção do mausoléu principal e dez anos para os demais elementos que compõem o complexo. São tantas características fascinantes que, mesmo sem compreender sobre aspectos de arquitetura, a construção é deslumbrante, um verdadeiro espetáculo para os olhos.

 

Arquitetura

arquitetura taj mahal

O complexo do Taj Mahal é composto pelo mausoléu principal e seus quatro minaretes, uma mesquita ao lado esquerdo, um jawab (que funcionava como hospedaria) ao lado direito, os jardins em frente ao mausoléu e os quatro portais de acesso (o principal, duas entradas representando as outras viúvas do imperador, e uma para os trabalhadores).

O Taj Mahal foi construído sobre o túmulo de Mumtaz, ao lado do rio Yamuna. O mausoléu é feito de mármore branco, com inscrições do Corão feitas com fios de ouro e pedras semipreciosas. Para todo o complexo, foram usadas tradições idílicas do Islã, da Índia, persas e elementos da arquitetura mogol antiga.

 

Jardins

jardins taj mahal

 

O desenho dos jardins do Taj Mahal é uma inspiração persa, os chamados chahar bagh, que remetem à ideia de como seriam os jardins do paraíso. Nele existem caminhos elevados, avenidas de árvores, flores em canteiros, fontes e cursos de água, os quais refletem as construções. Perceba que nada aqui foi criado sem um propósito. Tudo foi pensado em manter uma simetria e com significado que representasse a visão do paraíso.

 

O que tem dentro do Taj Mahal na Índia?

interior taj mahal

No centro do mausoléu principal do Taj Mahal estão dois túmulos: o de Mumtaz, a rainha que foi a razão da construção toda, e ao lado, o túmulo de Shah Jahan. Esta parte seria a única fora de simetria no mausoléu, o que suscita uma lenda que compartilho logo mais.

 

Decoração do mausoléu

Além da surpreendente construção feita em mármore branco, as inscrições que constam nas paredes e no teto do mausoléu, com fios de ouro e pedras semipreciosas, são uma atração à parte. Inclusive, andar por aqui é perceber que há três categorias na parte decorativa do templo: a caligrafia, as figuras geométricas abstratas e os motivos vegetais.

Essas categorias são representadas aqui por esculturas, por meio da incrustação de pedras e pinturas ou estuque aplicado sobre pedras. A minúcia e o capricho na confecção do templo são tão fascinantes, que os trabalhos de marchetaria só são perceptíveis com uso de lupa.

Conhecer o Taj Mahal sempre foi um sonho, então, quando finalmente estive na Índia, não perdi a oportunidade de conhecer isso tudo de perto. Eu conto a história desse lugar e curiosidades sobre a construção aqui neste vídeo:

 

 

Qual a melhor época para visitar o Taj Mahal?

melhor época para visitar taj mahal

Para conhecer o Taj Mahal, a melhor época é entre março e maio, pois as temperaturas são mais agradáveis e o calor não castiga tanto. A dica valiosa para conhecer o Taj Mahal é chegar cedo, muito cedo mesmo, por volta das 5h da manhã. Por quê? Pois o nascer do sol aqui é um espetáculo a ser apreciado, há menos pessoas pelo lugar e maior possibilidade de capturar boas fotos aqui.

Evite visitar a Índia no mês de agosto, pois é um período em que o fenômeno das monções tem uma atuação mais forte, trazendo muitos ventos, umidade e uma certa neblina, o que pode não permitir uma visualização plena do Taj Mahal.

 

Em qual cidade fica o Taj Mahal, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno?

O Taj Mahal fica na cidade de Agra, com 1,5 milhões de habitantes e é banhado por outro rio sagrado para os hindus: o Yamuna. Agra é conhecida pelo mausoléu, mas há muito mais aqui a ser visitado. Eu mostrei tudo interessante que há para conhecer em Agra neste vídeo:

 

Como chegar no Taj Mahal (Índia)?

Que o monumento é ponto turístico imperdível na Índia está fora de discussão, mas como ir a Agra? Ou sendo ainda mais direto: como ir para o Taj Mahal?

Os voos para a Índia geralmente chegam em Nova Delhi, então, da capital , você pode ir para Agra de trem, em uma estação com viagens diretas à cidade onde fica o mausoléu. De trem, o trajeto dura em torno de 3 horas.

 

Como ir de Nova Délhi para o Taj Mahal?

O ideal é ficar hospedado em Nova Délhi, pois Agra possui pontos turísticos interessantes, mas uma infraestrutura mais precária. Por exemplo, o aeroporto de Agra está desativado.

Portanto, para ir de Nova Délhi para o Taj Mahal, você pode ir de trem, carro ou ônibus. Sendo as duas últimas mais longas.

 

3 Mitos e curiosidades sobre o Taj Mahal – Índia

mitos e curiosidades sobre taj mahal

Devido à grandiosidade da construção e da falta de evidências, há muitas histórias contadas sobre o Taj Mahal na Índia. Vejamos alguns mitos e curiosidades na sequência.

 

Mausoléu preto

Algumas lendas contam que o imperador Shah Jahan tinha a intenção de construir um mausoléu idêntico, porém feito com mármore ou ônix negro, na outra margem do rio, ficando lado a lado com sua esposa, no Taj Mahal. Porém, quando adoeceu, seu filho não permitiu que ele gastasse mais riquezas em um nova construção, enclausurando o imperador em uma cadeia no Forte de Agra. O que se pode ver na margem oposta do rio são fundações, mas não há informações concretas e confiáveis desta ideia.

O que reforça a lenda é o fato do túmulo do imperador ter sido colocado ao lado do túmulo de Mumtaz, quebrando a simetria de todo o mausoléu e passando a ideia de que Shah Jahan não merecia um templo para si. Porém, o mesmo tipo de prática de sepultamento existiu, logo, a teoria é enfraquecida. Devido à falta de provas, podemos considerá-lo um mito, mas é sempre contado pelos guias em uma visita ao local. A visão seria deslumbrante, não é mesmo?

 

Trabalhadores mutilados

Assim como se fala da mutilação de operários e arquitetos das pirâmides do Egito, com o Taj Mahal o mesmo tipo de história é contada. Fala-se de olhos que foram arrancados e membros mutilados ao final da construção para que não não houvesse a possibilidade de outra obra de mesma magnitude ser construída.

No entanto, não há provas concretas de que isso tenha acontecido. Provavelmente, a lenda exista em virtude de esta ser uma prática na construção de grandes templos da Antiguidade. Portanto, podemos dizer que, até que esteja provado, é um mito.

 

Mesquita para os trabalhadores

mesquita taj mahal

Imagine que durante a construção do Taj Mahal, uma força de trabalho composta por 20 mil muçulmanos deveria caminhar cerca de 2 km até a mesquita mais próxima para fazer suas orações. Lembrando que no islã, os praticantes oram voltados para Meca cinco vezes ao dia. São muitas horas do dia com deslocamento, não é mesmo?

Por esta razão, o imperador ordenou que fosse construída uma mesquita ao lado do Taj Mahal, que fica à esquerda quando avistamos o mausoléu. E mesmo assim, a obra toda levou 22 anos.

 

Informações importantes sobre Taj Mahal na Índia

Ficou se imaginando em uma visita pelo local? Então confira a seguir as informações que são importantes sobre o Taj Mahal.

 

Qual o horário de funcionamento?

No período da pandemia, o mausoléu está fechado para visitação, mas antes da situação mundial, o complexo do Taj Mahal ficava aberto das 6h às 19h, todos os dias, com exceção das sextas-feiras, quando fica fechado para orações. Durante o período de lua cheia, o local fica aberto para visitação à noite, dois dias antes e dois dias depois da lua cheia, no período de 20h30 às 24h.

 

Precisa reservar a visita com antecedência?

Não, você pode comprar ingresso na bilheteria do complexo. Mas a dica é evitar horários muito movimentados e período de férias, pois certamente haverá mais visitantes, o que pode prejudicar, caso a sua intenção seja fazer belos registros fotográficos.

 

Quanto custa o ingresso para visitar o Taj Mahal na Índia?

Até antes da pandemia, o ingresso para visitar o Taj Mahal custava cerca de 750 rúpias, cerca de R$ 28,00 para estrangeiros. Vamos acompanhar o que muda nos preços e horários de visitação de locais como este.

 

Onde se hospedar em Agra? Quais hotéis ficam perto do Taj Mahal?

Eu separei aqueles que conheço bem em categorias que irão auxiliar você na hora de escolher.

  • Para quem quer luxo e conforto: Oberoi Amarvilla Agra; Trident Agra; ITC Mughal; Courtyard by Marriot Agra.
  • Para quem quer conforto: DoubleTree by Hilton Agra.
  • Para quem quer gastar menos, mas ter uma boa opção: Ten Square.

 

Restaurantes em Agra: onde comer?

Se tem algo que não consegui conhecer nas duas vezes que estive em Agra, foram seus restaurantes, afinal, comer na Índia, dependendo do paladar de cada um, é um grande desafio. Confesso que nas duas vezes fiz meus almoços e jantares nos hotéis que fiquei e passei muito bem.

Fica aqui aquela dica valiosa: se tiver coragem e/ou curiosidade, experimente, mas faça isso com parcimônia para não comprometer o seu passeio com uma indisposição alimentar.

 

Pode entrar dentro do Taj Mahal na Índia?

pode entrar no taj mahal

Sim, a visitação permite que você entre dentro do mausoléu, porém, sem acesso ao túmulo de Mumtaz e Shah Jahan. Esteja preparado para levar câmeras, mas sem tripés, pois o local restringe alguns tipos de equipamento.

 

Conclusão

A Índia faz jus ao seu slogan de Incredible India, pois é, de fato, um país incrível. E o Taj Mahal não deixa em nada a desejar àqueles que sempre sonharam conhecer o mausoléu. A história, a riqueza de detalhes, a simetria das construções e os significados em toda a volta fazem a energia deste lugar ser impressionante. É um ponto turístico que vale a pena constar no álbum de fotografias de qualquer Louco Por Viagens!

Planeje sua viagem para a Índia

Viu como a Índia é magnífica? Então não perca tempo e planeje o seu roteiro. Minha sugestão é: defina as datas e escolha o tipo de lugar que deseja ficar. Garanta suas passagens aéreas e reserve a sua hospedagem.

E se tem um item que não pode faltar na sua viagem é um seguro viagem.
É o tipo de investimento que eu espero que você nunca use, mas se precisar você verá o quanto vale.
Uma simples consulta médica no exterior pode custar mais que o preço do seguro por todo o período da sua viagem.
Um outro conselho é que você analise bem o tipo de seguro para ver se ele se encaixa com a sua viagem. Cuidado pois o barato pode sair caro.
A plataforma do Seguros Promo te permite analisar todas as coberturas antes de você comprar seu seguro.
Um seguro viagem te traz: Assistência médica e hospitalar, assistência odontológica, assistência jurídica, seguro bagagem e muito mais.

Vantagens do Seguros Promo:

  • Garantia do melhor preço na sua escolha;
  • Comparação de preços entre várias seguradoras;
  • Facilidade na forma de pagamento;
  • Transparência nas informações sobre coberturas;
  • Atendimento ao cliente 24h em português.

Não dá pra viajar sem, não é mesmo? Então, faça sua cotação e viaje com tranquilidade!

Quer ver mais sobre a Índia? Convido você a conferir estes outros conteúdos:

5 dicas para marinheiros de primeira viagem na Índia
Como é voar com a Air India?
O icônico portal da Índia em Mumbai
Delhi – Um passeio pelo centro da cidade
Delhi – Conheça o Templo de Lótus
Varanasi – O trânsito mais insano que eu já conheci
Agra – A incrível história do mausoléu Itmad-ud-Daula
Os lugares incríveis de Jaipur

Posts Relacionados

Comentários (4)

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.