5 destinos naturais que deixarão de existir em breve

Ilhas-Saychelles-viagem-lua-de-mel

Existem lugares incríveis nesse nosso mundo que não conhecemos ou nem fazemos ideias de que existem, mas infelizmente, se as condições globais continuarem se agravando, iram desaparecer muito antes de eu ou você ou nossos filhos e netos poderem visitar. Como é o caso do Mar Morte. Quem nunca sonhou em ficar boiando em um mar concentrado de sal??

Heysen Trail

1- Maldivas

Destino turístico e tão azul na terra, Maldivas é um arquipélago de 1190 ilhas divididas por 26 atóis caprichosamente espalhados ao sul da Índia, 98 % deste território é coberto pelo mar. Pode desaparecer em até 100 anos. Isso porque o nível do mar de 80% de seu território, formado por mais de 1000 ilhas, está a apenas um metro do solo. O governo da capital Malé já está tomando providências para transferir os habitantes da segunda ilha mais populosa do mundo para a Austrália, Sri Lanka e Índia.

maldivas

2-Mar Morto (Oriente Médio)

O Mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio com uma superfície de aproximadamente 650 km², um comprimento máximo aproximado de 50 km e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, a Palestina e Israel. Em 1930, quando o Mar Morto começou a ser monitorado continuamente, sua superfície era de aproximadamente 1050 km², com um comprimento máximo de 80 km e uma largura máxima de 18 km. Ele tem esse nome devido à grande quantidade de sal contida, dez vezes superior à dos demais oceanos, de onde decorre a escassez de vida em suas águas, havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas.

mar-morto-2

3- Grande barreira de coral (Austrália)

A Grande Barreira de Coral australiana que inspirou a animação da Pixar, procurando nemo, é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais, corre o risco de desaparecer por conta do aquecimento global. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, o enorme conjunto de recifes, orgulho dos australianos, faz por merecer a qualificação “grande” do seu nome. Ele abriga mais de 1.500 espécies de peixes, 360 espécies de corais duros, 5.000 espécies de moluscos, 175 espécies de pássaros. Tem ainda baleias, golfinhos e tubarões.

Heysen Trail

4-Alpes (Europa)

Os Alpes, são um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa, estendendo-se da Áustria e Eslovênia, a leste, através do norte da Itália, Suíça (Alpes suíços), Liechtenstein e sul da Alemanha, até ao sudeste da França e Mônaco, a oeste. A palavra “Alpes” vem do latim Alpes, que por sua vez pode estar relacionado com os termos latinos albus (“branco”) ou altus (“alto”) ou, mais provavelmente, com alguma palavra celta ou lígure. Os alpes são um grande sistema de cordilheiras da Europa e uma das regiões de ski mais famosas do mundo. Infelizmente, devido ao aquecimento global, cerca de 3% do gelo glacial da região está desaparecendo a cada ano. Nesse ritmo, é possível que as geleiras desses alpes sumam totalmente até 2050.

alpes-suica

5. Ilhas Seychelles (Seychelles)

As Seychelles são 115 ilhas tropicais localizadas no Oceano Índico ao norte de Madagascar, com paisagens maravilhosas e praias fantásticas, com areia clara e águas limpas. Graças à forte política de preservação e turismo sustentável, as ilhas oferecem fauna e flora exuberante e conservada. Cerca de 50% do território das Seychelles é protegido por leis ambientais.Elas são consideradas um paraíso tropical. Porém, podem desaparecer se a temperatura do planeta subir mais de 1,5ºC. Acredita-se que entre 50 a 100 anos todo o arquipélago estará submerso.

Ilhas-Saychelles-viagem-lua-de-mel

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.