Dia 17 de março é comemorado ao redor do mundo o “St. Patrick’s Day”, uma tradicional festa irlandesa que homenageia o Santo Padroeiro da Igreja Católica local, um dos maiores pregadores do cristianismo na Europa. Comemorado também na América do norte, no Brasil e na Austrália, as pessoas se vestem de verde e usam o trevo como amuleto da sorte.
Reza a lenda que Patrick, nasceu na Grã-Betanha, e foi capturado e escravizado por piratas irlandesas. Ele conseguiu fugir do cativeiro foi para França onde ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.
Apesar de St. Patrick ser sempre retratado usando um manto azul, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa, devido à paisagem predominante na Irlanda.
O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 2006, o festival passou a durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows. A noite, os pubs lotam com jovens que aproveitam os descontos no famoso chopp verde, criado exclusivamente para o feriado, adicionando-se menta à bebida, que ganha a coloração característica do feriado.