Durante esta semana a Turquia comemora o feriado mais longo e antigo do seu calendário.
Kurban Bayramı significa “Feriado do sacrifício”, e tem origem em uma história bíblica. A história conta que Deus resolveu testar Abraão pedindo à ele que sacrificasse o seu próprio filho.
Abraão decidiu obedecer e no dia do sacrifício, no último momento, um anjo apareceu e deu um carneiro pra que fosse sacrificado no lugar do menino.
O interessante é que para os judeus e cristãos essa criança seria Isaque, filho de Abraão com Sara, mas para os muçulmanos a criança é Ismael, filho de Abraão com Hagar.
Os muçulmanos tradicionais continuam seguindo ao pé da letra a tradição. Antes do Bayram, as famílias compram animais e os alimentam no pátio da casa a fim de prepará-los para o sacrifício, que acontece no primeiro dia do Bayram.
Eles reúnem parentes e amigos, comem uma parte da carne, e com a outra presenteiam famílias mais pobres que não têm condições de comprar sua porção para comemorar o Bayram.
É muito comum fazerem doações em dinheiro para alguma instituição de caridade ou ajudar alguém que esteja precisando, seja na rua ou em comunidades específicas.
São 3 dias de comemoração, que ainda envolvem algumas idas à mesquita e visitas a todos os familiares e amigos onde há troca de presentes e muita festa!
Para meus amigos turcos: Iyi Kurban Bayrami !!