De hoje até quinta feira, farei aqui uma homenagem à New York.
Hoje começaremos com o Ponto Turístico, e o meu escolhido nesta cidade, é a senhora que recebe os americanos desde 1886: Estátua da Liberdade!
O monumento com 92,9 metros de altura, 46,90 de base e 46 metros da estátua propriamente dita, foi doado pela França em comemoração ao Centenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos.
Duas curiosidades:
1) Seu escultor contou com a assistência de Gustave Eiffel que o ajudou com a estrutura metálica interna.
2) Existem 3 réplicas na cidade de Paris, com tamanhos reduzidos, que serviram como modelos para a original. A maior delas fica na ponte de Grenelle .Quem fizer o passeio de barco pelo Sena, com certeza vai avistá-la facilmente.
Eu recomendo a visita por algumas razões:
1) É imperdível ver de perto esse símbolo americano belíssimo e rico na sua estrutura arquitetônica.
2) A vista da ilha de Manhattan é outro ponto forte.
3) A “Ilha da Liberdade“ , onde a estátua está situada, é muito agradável, principalmente se estiver um dia ensolarado.
Algumas dicas para você visitá-la:
1) Evite ir de carro, pois não é fácil estacionar por lá, afinal já diria o poeta: “Nova Iorque é a cidade das mil luzes e de uma vaga de estacionamento”.
Vá de metrô ou taxi que são as melhores opções.
2) Chegue cedo. O primeiro ferry sai às 08h30 e você vai ganhar muito tempo para aproveitar melhor a cidade.
3) Depois de visitar a Estátua, procure conhecer a Ellis Island, já que seu ingresso dará direito a essa visita. Ali fica o Museu da Imigração (apenas verifique se a ilha já estará aberta, pois até o momento, está fechada para reformas).
Caso você não queira gastar os quase USD 30,00 do ingresso para ver a Estátua, você pode ir até ao Staten Island Ferry Boat, que fica ao lado do Battery Park (dá pra ir caminhando do local onde se compra o ingresso da Estátua, não mais que 5 minutos) e de lá, você pega um ferry até Staten Island, você não paga nada e tem uma vista bem próxima da Estátua. Veja a foto que eu tirei em 1988.