As melhores ilhas secretas do mundo

Torres-Strait

Procurando um lugar romântico (quase) todo seu? A Lonely Planet preparou uma lista de fantásticos pedaços de terra cercados por água.

Ilhas do Estreito de Torres, Austrália

As Ilhas do Estreito de Torres são o que a Austrália seria se os europeus nunca tivessem chegado lá. Espalhadas ao norte do Cabo York, as 274 ilhas do Estreito de Torres preservam uma cultura tribal única que faz a ligação entre povos aborígines da Austrália e Papua Nova Guiné. A Grande Barreira de Corais fica logo à porta e não há pistas de pouso e hotéis na Ilha Thursday e a Ilha de Hornos, mas o acesso a outras ilhas fica a critério dos conselhos locais tribais.
As licenças para visitar as ilhas distantes devem ser obtidas com pelo menos um mês de antecedência da Autoridade Regional do Estreito de Torres.

Ilhas Yaeyama, Japão

As paradisíacas ilhas Yaeyama estão escondidas no extremo sul do arquipélago japonês. Parecidas mais com o Caribe, as ilhas de Iriomote, Taketomi e Ishigaki servem porções generosas de sol, mar, areia e sushi. Ishigaki tem o melhor das praias enquanto Taketomi é famosa pelas suas tradicionais casas ryukyuan; Iriomote é um playground de selva com um onsen (fontes termais) ao ar livre.
A Japan Transocean Air voa diariamente de Tóquio para Ishigaki, que se liga a outras ilhas por ferries que partem regularmente.

Îles du Salut, Guiana Francesa

A maioria das pessoas já ouviu falar da ilha do Diabo, mas poucos seriam capazes de apontá-la em um mapa. Sendo a menor das três Îles du Salut, essa infame ex-colônia penal é separada da costa da Guiana Francesa por 11 quilômetros de traiçoeiras águas infestadas de tubarões. Steve McQueen tentou escapar das ilhas várias vezes no filme Papillon, mas a maioria dos visitantes modernos são dispostos náufragos atraídos pelas palmeiras esvoaçantes, araras e assustadoras ruínas dos dias de colônia penal.
O acesso ao Îles du Salut é de catamarã, a partir de Kourou, e o único lugar para se hospedar é o clube de estilo Auberge des Iles.

Ulleungdo, Coreia do Sul

É fácil perceber o encanto da minúscula Ulleungdo. A meio caminho entre a Coreia do Sul e o Japão, essa acidentada ilha vulcânica é conhecida por não ter poluição, ladrões e nem cobras – em outras palavras, é o lugar perfeito para caminhadas. Balsas funcionam diariamente partindo do continente para o pequeno porto em Dodong-ri, onde as trilhas se estendem até o cume rochoso do Pico Seonginbong (984m). Se você quiser ir além, continue até as ilhas Dokdo – uma pequena coleção de afloramentos fortemente disputados entre Japão e Coreia.
Empoleirado ao pé do imponente penhasco, o Chusan Ilga Pension oferece acomodações confortáveis e rústicas na robusta costa norte.

Arquipélago de San Blás, Panamá

O Panamá provavelmente não é o primeiro lugar que vem à cabeçaquando se pensa no Caribe, mas essa nação da América Central possui ilhotas de corais dignas de rivalizar com qualquer cenário das Ilhas Cayman ou das Ilhas Virgens. Funcionando como uma província autônoma do povo Kuna, o arquipélago de San Blás é formado por 365 pequenas ilhas-frade nas águas quentes do sul do Caribe. Esqueça resorts de luxo – os únicos hotéis são casas de família em vilas residenciais e o jantar é o que os pescadores levam para casa em suas canoas a cada fim de tarde. A Air Panama possui voos regulares para diversas ilhas de San Blás, incluindo a capital, El Porvenir.

Ilhas Penghu, Taiwan

Se Taiwan é a outra China, então, as Ilhas Penghu são a outra Taiwan. Administradas por Taipei, as 90 ilhas do arquipélago Penghu possuem – pelo menos em Taiwan – um glorioso cenário e uma ‘tocante nostalgia’ que traduz a preservada cultura tradicional de Taiwan. Longe da capital, Makung, Penghu é uma terra de carros de boi, armadilhas de peixes, campos cercados por muros de pedras, falésias de basalto e templos antigos dedicados à deusa do mar Matsu. Se você gosta de praia e sol, as praias e o windsurf são bastante impressionantes também.
De maio a outubro, as praias de Penghu são um terreno para a nidificação de tartarugas verdes em perigo – os habitantes locais deixam oferendas em forma de tartaruga em templos por toda Penghu como parte do Festival das Lanternas, 14 dias depois do Ano Novo.

Ilhas da Bahia & Cayos Cochinos, Honduras

Esqueça o Piratas do Caribe – as ilhas de areia que flutuam ao largo da costa de Honduras são o verdadeiro negócio. Em seu auge, as ilhas de Roatán, Utila e Guanaja foram abrigo para 5000 assassinos, bandoleiros e piratas, incluindo o famoso Henry Morgan (conhecido como o pirata que destruiu a cidade do Panamá). Atualmente, as Ilhas da Bahia são mais conhecidas pelas praias, mergulhos e sua vibe tropical e descontraída. Você pode relaxar ainda mais nas proximidades de Cayos Cochinos – 13 ilhotas de coral e um resort isolado em um mar de azul brilhante.
O Plantation Beach Resort é a única acomodação de Cayos Cochinos, mas acampar pode ser uma boa saída nas ilhas desabitadas.

Ilhas Com Dao, Vietnã

Outra prisão transformada em paraíso, as Ilhas Con Dao abrigaram a mais conhecida colônia penal da Indochina e continuaram com sua função sombria até o final da Guerra do Vietnã. Agora, mantidas como Parque Nacional de Con Dao, as 16 ilhas são um paraíso natural de florestas densas, água cor-de-jade e praias de areia branca que servem de casa para dugongos, golfinhos, tartarugas e recifes de corais. Por enquanto, os empreendimentos turísticos nas ilhas são limitadas a uma única loja de mergulho e um punhado de resorts no município de Son Con.
A época é importante em Con Dao – as ilhas são atingidas por tempestades vindas do oeste de Junho a Setembro e tempestades vindas do leste de setembro a janeiro.

Ilhas Ssese, Uganda

Por que uma nação africana que não faz fronteira com o mar apareceria em uma lista de ilhas desertas? Agradeça ao Lago Victoria. As Ilhas Ssese tem todos os requisitos para ser uma ilha paradisíaca – praias, palmeiras esvoaçantes, flora e fauna exóticas – a única diferença é que estão em meio ao maior lago da África. Além de desfrutar do sol, as principais atividades são vasculhar a selva em busca de criaturas exóticas e a canoagem por todo o lago.
Barcos operam diariamente para Kalangala, na Ilha Buggala, a partir de Entebbe, Kasenyi e Bukakata.

E aí? Já escolheu para qual delas vai?

Crédito de imagens:

Torres Strait – ailanpair
Yaeyama – hello_hiroki
Îles du Salut – nicholaslaughlin
Ulleungdo – KOREA.NET
San Blás – Mochileira Delpaso
Penghu – Four_cats
Ilhas da Bahia – Chaneramos
Con Dao – Vietnam Travel Depot
Ssese – oh no! heart

BANNER-VIAGE-SEGURO

Posts Relacionados

Comentários (2)

Edward Teach = Barba Negra…
Henry Morgan = Conhecido por:
“O pirata que destruiu a Cidade do Panamá”
“Junto com Bartholomew Roberts, Codificou o Código Pirata”

Muito boa essa matéria, meus parabéns! Achei de mais o Arquipélago de San Blás, Panamá. Gostaria de viajar para lá um dia! Só falta o dinheiro! Rsrsrsr!

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.