
Caótica, estonteante, intoxicante, louca, inquietante, chocante, assustadora, irresistível. A Índia é tudo isso e ainda mais. Como se preparar?
Comece por essas dicas da Lonely Planet para mergulhar nessa grande aventura que é ir à India pela primeira vez.
1. Saiba escolher sua rota
Pense no que possa lhe interessar, no que você gostaria de fazer e organize sua viagem de acordo com suas prioridades. Entre os passeios mais populares da Índia está o grande Triângulo Dourado, um clássico. Clichê, sim, mas caso o tempo esteja escasso, esta é uma bela introdução para os três melhores destinos na Índia. Começa em Délhi (Tumba de Hamayun, Forte Antigo) antes de chegar em Agra (Taj Mahal, Forte de Agra, Fatehpur Sikri) e então Jaipur (Cidade Rosada, Forte de Amber). Volte para os maravilhosos bazares de Délhi para uma última sessão de compras antes de voltar para casa. E caso tenha interesses mais específicos:
Compras – Délhi
Praias – Goa
Trilhas – Himachal Pradesh
Yoga – Rishikesh
Comida – todos os lugares!
Tigres – Madhya Pradesh
Arrepiante – Manali
Fervor religioso – Varanasi
Somente relaxar – Kerala
2. Diminua o ritmo
Muitas pessoas tentam fazer muitas coisas ao visitar a Índia. Não seja uma delas. Ver um lugar com mais paciência é muito mais gratificante do que ver muitos lugares apressadamente. Você ficará menos estressado, adquirirá maior entendimento sobre onde você está e terá mais tempo para se relacionar com as pessoas que encontrar.
3. Evite multidões
Lugares muito populosos podem ser demais para alguns viajantes, mas a Índia também possui diversas atrações tranquilas. Caso você precise escapar das multidões das cidades grandes, considere ir para o sul até os remansos de Kerala, ao norte das regiões montanhosas que possuem influência tibetana, tais como Ladakh, ou pagar por uma visita a uma das muitas regiões de colinas da Índia.
4. Mantenha-se saudável
Sempre evite água da torneira e qualquer alimento que tenha sido lavado nela. Nada de gelo, saladas ou frutas que não tenham sido descascadas por você mesmo.
Muitos viajantes viram vegetarianos na Índia. Não é uma má ideia. Uma carninha fará muito pior do que vegetais mal cozidos. Além disso, muitos indianos são vegetarianos, então, há excelentes pedidos de comida vegetariana. Caso você coma carne, certifique-se de que está bem cozida. E se caso tenha alguma dúvida, coma em um lugar que seja cheio de habitantes locais.
Os banheiros são péssimos na Índia, mas eles não necessariamente representam um mal à saúde. Considere utilizar o “método da mão esquerda e o jarro d’água”, bastante utilizado por muitos locais (no final, é muito mais higiênico do que utilizar um papel seco), mas não se esqueça de sempre levar sabão para que você possa lavar suas mãos de maneira mais apropriada.
5. Mantenha a calma
A Índia é conhecida por charlatanismos e ciladas, pelos “barracos” e por ser tremendamente agitada. Há inúmeras maneiras de reduzir as chances de pagar a mais ou simplesmente ser enganado, mas não há como evitar tudo, então, o conselho mais importante para qualquer marinheiro de primeira viagem na Índia é sempre permanecer calmo, não importa o quê. Frustrações ocorrem facilmente na Índia, e conseguir controlá-las, respirar fundo e seguir adiante é essencial para aproveitar sua experiência.
Fonte: http://www.lonelyplanet.com/india/travel-tips-and-articles/76017
Nossa muito obrigada mesmo pelas dicas. Estou planejando uma viagem a India e estava preocupada com essas questões. Inclusive pesquisei algumas dicas legais sobre costumes locais e o que fazer nesse link: http://migre.me/7jpkx , mas certamente vou levar o que vc disse em consideração tb!
Obrigada e um feliz 2012 pra vc,
Pri.