Salar de Uyuni, Bolívia
Dono do título de maior deserto plano de sal do mundo, o Salar de Uyuni está localizado no sudoeste da Bolívia, com 10.582 quilômetros quadrados.
Durante grande parte do tempo, o Salar de Uyuni é desprovido de vida selvagem, no entanto, no início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão, pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes, que deixa o salar coberto de água e tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim, os passeios ficam restritos a algumas áreas.
Entre abril e novembro, todo o salar fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica. Há hotéis para os turistas em suas proximidades, e eles são quase todos construídos com blocos de sal, incluindo o mobiliário.
Devido a sua retidão, o Salar de Uyuni é utilizado pela NASA para calibrar alguns de seus satélites. O deserto é tão plano e extenso que faz com que se perca a noção de profundidade e perspectiva (veja divertidos vídeos de turistas que o visitaram, logo abaixo das fotos).
Crédito: Luca Galuzzi
Crédito: Daniel Perez
Crédito: Ezequiel Cabrera
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni
http://brasilcomz.wordpress.com/2011/01/30/salar-de-uyuni/
http://beautifulplacestovisit.com/category/deserts/
Incrivel mesmo
Alcandorada a 3600 m de altura, não é a superfície nivelada mais alta do mundo, mas é a única menininha dos olhos dos astronautas, que na imensidão enrugada e cinzenta lá embaixo, vestiu-se de branco para flertar com os homens do espaço sideral, como que dizendo pra eles: olhem pra mim, mas vejam ao derredor a magnífica e fantástica montagem de engenharia cósmica que nos conduz embarcados neste tremendo e glorioso laboratório de vida chamado planeta terra…