Alguns dos filmes mais icônicos de todos os tempos tiveram como pano de fundo o oceano. Seja para destacar o romance de um momento, o isolamento sentido por personagens ou um intenso drama, os cineastas recorrem frequentemente ao mar para ajudar a ilustrar as suas histórias.
Aqui vai uma lista de algumas das melhores paisagens litorâneas em destaque na telona.
TAILÂNDIA – “A Praia”
O personagem de Leonardo DiCaprio entra em uma jornada para encontrar uma idílica e secreta praia tailandesa, onde há uma espécie de sociedade utópica. Os cineastas, procurando o paraíso, encontraram-no eventualmente perto de Phuket, na principal praia da Ilha Phi Phi Leh, Hat Maya. Ambientalistas foram contrários ao uso da praia durante as filmagens, temendo que a área fosse danificada. No entanto, a produção seguiu em frente e desde o lançamento de “A Praia”, a Ilha Phi Phi Leh tornou-se um popular destino turístico para os viajantes que também querem vivenciar uma utopia.
ITÁLIA – “O Talentoso Ripley”
Positano foi usada como inspiração para a fictícia cidade portuária de Mongibello em “O Talentoso Ripley”. O impressionante cenário litorâneo se encontra nas falésias da Costa de Amalfi, na Itália, e proveu o charmoso ambiente do filme, estrelado por alguns dos maiores nomes de Hollywood, incluindo Cate Blanchett, Matt Damon, Gwyneth Paltrow e Jude Law. Apenas algumas horas ao sul de Roma, Positano atrai ricos e famosos da Europa, ansiosos para desfrutar de seus restaurantes finos e hotéis de topo.
HAVAÍ – “Blue Hawaii”
Elvis Presley não era um estranho para o Havaí. Três de seus filmes foram filmados nas ilhas, mas nenhum mais famoso e bem sucedido do que o hit cinematográfico de 1961, “Blue Hawaii”. Gravado nas ilhas havaianas de Oahu e Kauai, o filme destacou a beleza da área, com Presley atuando no papel de um ex-oficial do Exército que virou guia de turismo.
ESPANHA – “007 – Um Novo Dia para Morrer”
É uma das cenas mais icõnicas da série James Bond moderna: Halle Berry, de biquíni, surge da água, encontrando-se com 007. No filme, o encontro se passa em Cuba, no entanto, a cena de “Um Novo Dia para Morrer”, na verdade, foi filmada em Cádiz, na Espanha. A cidade histórica do litoral é um dos mais antigos assentamentos da Europa Ocidental.
JAMAICA – “A Lagoa Azul”
“A Lagoa Azul” foi filmado em Port Antonio, na Jamaica, e na ilha privada Nanuya Levu, em Fiji, no Pacífico sul. O filme conta a história de uma menina e um menino que ficam abandonados em uma ilha deserta. Ele causou polêmica na época, devido a cenas de nudez de Brooke Shields adolescente.
Fonte: http://edition.cnn.com/2011/10/20/travel/seaside-film-locations/?hpt=itr_t1
Corrigindo… O Talentoso Ripley foi filmado na Ilha de Procida, a 40 minutos de Nápoli de barco, além de Roma e Veneza.
Ah… e a foto que vcs. postaram como Positano é na verdade de Amalfi… ambas na Costiera Amalfitana, mas com vários quilômetros de separação, e pelo menos duas cidades entre elas.