
E a semana da Croácia termina por aqui, com essa interessante matéria sobre a cultura croata, a qual pude vivenciar por alguns dias. É claro, não deixarei de postar se mais tarde surgir algum outro assunto curioso sobre esse país magnífico. Fiquem ligados, pois, logo mais, vídeos virão! Antes de colocar esse último texto que encontrei na internet, porém, queria deixar meu agradecimento a algumas pessoas muito especiais que estiveram presentes durante estes dias e tornaram minha jornada muito mais agradável. Só posso dizer que rimos muito.
Valeu, meus queridos amigos: Bruno, Maria, Kiko, Eurídes, Máximo (O Imperador!), Weiner, Fabiana e Giovanna. E um abraço mais que especial a dois amigos Croatas que também se dividiram para me ajudar a realizar este projeto: Daniel e Jarco.

Costumes na Croácia
Os croatas formam a maioria da população da Croácia, mas há também diversos outros grupos étnicos, incluindo sérvios, húngaros e romenos. A maioria da população pertence à religião católica romana, e a igreja tende a exercer uma grande influência na sociedade. Quando o país estava sob os ditames soviéticos, a igreja costumava ser oprimida, mas, aos poucos, foi reconquistando o seu poder. Muitos nativos são devotos da Virgem Maria, e várias cidades em todo o país têm santuários construídos para louvá-la.
Grande parte dos croatas possui a tendência de ser nacionalista, e refere-se a seu país como “nossa linda pátria”. Eles têm um grande orgulho de sua herança cultural e nação, a qual teve que passar por diversas invasões, ocupações e controle de estrangeiros. Os croatas mantêm sua cultura muito viva, por meio da música, contos folclóricos, costumes, danças e rituais.
A Croácia é um país muito baseado na família, apesar de, nos tempos modernos, famílias pequenas estarem se tornando norma. Geralmente, as pessoas são bem próximas de seus parentes mais distantes por parte de pai e mãe, e os consideram uma base de apoio. Os fins de semana são geralmente reservados para passar o tempo com a família.
Em relação aos cumprimentos, os gestos mais comuns são o aperto de mão, o contato visual e as saudações, dependendo do momento do dia: “Dobry jutro” pela manhã, “Dobry dan” pela tarde e “Dobro veeer” pela noite. É uma boa ideia se dirigir às pessoas pelo título e sobrenome: “Gospodja” para senhorita, “Gospodice” para senhora e “Gospodin” para senhor. Espere que lhe digam para começar a chamar pelos primeiros nomes. Nas festas, os anfitriões geralmente apresentam novas pessoas aos convidados. Eles apresentarão primeiro as mulheres, depois os homens; os mais velhos primeiro, e então, os mais novos.
Se você for convidado para ir à casa de uma família croata, é educado levar flores à anfitriã, e/ou chocolate ou vinho ao anfitrião. As flores devem estar em número ímpar e não podem ser crisântemos, pois esses são usados em funerais.
A forma de se portar na hora de comer não é muito formal na Croácia. As pessoas gostam de apreciar a comida enquanto mantém uma conversa agradável. No entanto, se você está na casa de alguém, você deve, definitivamente, esperar para que lhe digam onde sentar e esperar o sinal para começar a comer. Desdobre o seu guardanapo e coloque-o em seu colo. Provavelmente, vão lhe oferecer comida pela segunda vez. É comum recusá-la, e então, aceitá-la mais tarde, se o anfitrião insistir. Quando terminar a refeição, você deve deixar sobrar um pouco de comida no prato.
Autora: Tanya
Segue, então, o texto traduzido do site: http://www.expatify.com
Valeu Rogério! Adorei reviver os lugares pelos posts!
Foi muito divertido e proveitoso! Grande abraço!
Parabens,Rogerio
Estou programando minha ida a croacia e seu roteiro ajudou muito!
Belas fotos tornam a leitura das postagens muito esclarecedoras.obrigada pela ajuda.
Recomenda algum site com os horarios dos ferrys para a programacao?
Voce acha que e indispensavel alugar carro ou posso tentar programar a viagem com transporte publico?
Monica
Oi Monica, desculpa o atraso pra responder.
Obrigado por acompanhar o blog e pelo feedback!
Você já tem seu roteiro traçado? Se o tiver, me mande no email rogerio@loucoporviagens.com.br.
Dependendo, vale a pena sim alugar carro.
Sobre os ferrys, encontrei este site http://www.croatiaferries.com.
Aguardo seu retorno.
Rogerio.
Estou participando de um Projeto, Copa do Mundo de 2014, juntamente com os meus alunos do 9º ano, e o País a ser estudado é a Croácia, eles terão que montar uma exposição, que será exposta no dia 09 de junho, com os seguintes temas:
Cultura, Futebol, Culinária, Língua Oficial, Danças e Músicas, Costumes.
Estou pesquisando neste site, muito obrigada, estou satisfeita com as postagens!
Joselita, muita satisfação em poder ter contribuído para este projeto com as postagens. Que bom que elas têm os ajudado! Boa sorte neste projeto e curta o blog!
adorei
adooooorei viajar para croáciaa com meus pais em 2009.Foi muito iradoooo,divertidooooooooo
ameiii muito ir para croacia voltei semana passada
eu tou fazendo uma pesquisa sobre a croacia
imasgine ai como e grande
estou pensando em ir morra na croacia, o Brasil esta muito violento.
sei que e muito complicado ir para outro pais sem conhecer ninguem, mais acho que vale apena,
Eu gostaria muito de sair do Brasil e ir morar no exterior por falta de segurança que estou sentindo aqui, e gostaria de saber uma cidade boa de se morar na croácia.
Bom dia, gostarial de saber qual procedimento para ficar na croácia???
Eu gostaria muito de sair do Brasil e ir morar no exterior por falta de segurança que estou sentindo aqui, e gostaria de saber uma cidade boa de se morar na croácia.
Qual a melhor rota aérea para se chegar a Croacia?
Eu adorei esse site, adorei as coisas que falavam ali sério achei muito bom 👏👏👏