
Parte do meu dia de hoje esteve reservado para o mais famoso peixe da Noruega. Se você está achando que é o Bacalhau, errou. Pelo menos nesta região, o rei é o Salmão. Saí de Grong e, após 12km, estava no Namsen Laksakvarium, que é uma represa onde se pesca e cultiva Salmão.
Conheci uma das coisas mais interessantes que já vi na minha vida: um túnel construído dentro da rocha, com 293 metros de comprimento e 77 degraus que levam este peixe para a desova; da parte baixa, à parte alta do rio. Estou falando do rio Namsem, o mais importante de todo o país. Neste lugar, tive a oportunidade de experimentar um buffet com uma variedade de versões de Salmão – defumado, marinado e assado.
Futuramente, você vai ver estas cenas nos vídeos. De lá, dirigi por duas horas na E6 – sendo cativado, mais um dia, por suas belas paisagens – até que cheguei ao Laksforsen (em português, “o lago do salmão”).
Neste lugar, além de uma bela cachoeira, pude ver o salmão lutando contra a forte corrente, em direção à parte alta do rio. Nesse caso, a piracema não tinha túnel para ajudar.
Após a visita, saí em direção à cidade de Mjosen, onde fiz um desvio para a rodovia 68 e 17 e fui desafiado por estradas extremamente estreitas, margeando lagos. A paisagem compensava o “aperto”.
Fui até a cidade de Sandessjoen, onde avistei parte da Montanha das Sete Irmãs.
De lá, fui em direção ao meu destino final: Mo I Rana. A boa surpresa foi que a estrada, na volta, a 808, acabou num lago, e isso me obrigou a pegar um ferryboat (balsa, em português) para poder chegar ao meu destino.
Isso é bem comum por aqui, pois este pais é cortado por lagos o tempo todo. Foi uma surpresa mais que agradável poder passar por pequenos fiordes e pequenas cachoeiras, frutos ainda do degelo das montanhas. Na saída do barco, segui por 30 km até Mo I Rana.
Tenho que dormir cedo, pois amanhã levantarei às 04h00 e terei que dirigir por cerca de 4 horas até Bodo, onde pegarei um barco para as Ilhas Lofoten. Mas isso já é assunto para amanhä.
Noruega, obrigado por mais um dia de sol e de tantas belezas naturais. Estou a cada dia mais perto do sol da meia-noite.
Grande Rogerio !
O mundo é dos Netz.
Estamos te acompanhando e torcendo por ti
Forte abraço
Netz pai