O incrível deserto de sal boliviano

Salar de Uyuni, Bolívia

Dono do título de maior deserto plano de sal do mundo, o Salar de Uyuni está localizado no sudoeste da Bolívia, com 10.582 quilômetros quadrados.
Durante grande parte do tempo, o Salar de Uyuni é desprovido de vida selvagem, no entanto, no início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão, pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das geleiras nos Andes, que deixa o salar coberto de água e tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30 cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim, os passeios ficam restritos a algumas áreas.
Entre abril e novembro, todo o salar fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica. Há hotéis para os turistas em suas proximidades, e eles são quase todos construídos com blocos de sal, incluindo o mobiliário.
Devido a sua retidão, o Salar de Uyuni é utilizado pela NASA para calibrar alguns de seus satélites. O deserto é tão plano e extenso que faz com que se perca a noção de profundidade e perspectiva (veja divertidos vídeos de turistas que o visitaram, logo abaixo das fotos).

Crédito: Luca Galuzzi

Crédito: Daniel Perez

Crédito: Ezequiel Cabrera

 

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni
http://brasilcomz.wordpress.com/2011/01/30/salar-de-uyuni/
http://beautifulplacestovisit.com/category/deserts/

BANNER-VIAGE-SEGURO

Leia também

Uma opinião sobre “O incrível deserto de sal boliviano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>