CROÁCIA – De norte a sul – 5ª parte

Compartilhe:

HVAR

Meu segundo desejo na Croácia se realizou hoje: conhecer Hvar.
Ao acordar pela manhã, da janela do meu quarto, deparei-me com esta vista.

Após o café da manhã, fui conhecer dois lugares próximos a cidade de Hvar: Stradi Grad (onde meu ferry atracou ontem) e Jelsa. Em Stradi Grad, visitei o centro histórico:

Ainda nessa cidade, visitei a casa do poeta Peter Hektorovic, um grande nome da literatura croata. Ao entrar em sua casa, encontrei algo interessante: ao lado esquerdo da entrada, encontrava-se o primeiro banheiro com água da região, e, em seu pórtico, os dizeres do poeta: “SI TE NOSTI CUR SUPERBIS” (Se te conheces a ti mesmo, por que és tão orgulhoso?). Boa frase, para uma entrada de banheiro…

Já Jelsa, fica a 7 km de Stradi Grad e tem um centro pequeno e com boas opções de cafés e restaurantes. Lá, vivem vários albaneses que têm a fama de fazer bons sorvetes.

Após a visita, tive uma experiência única: fui à vila de Vrisnik conhecer uma Konoba, que é um lugar familiar onde se produz e degusta vinhos. Andro Grgicevic, o dono da casa, me aguardava.

Lá, bebi vinho tinto e branco de boa qualidade e ainda experimentei outra iguaria típica produzida na região: anchovas, acompanhadas de queijo e presunto defumado da Dalmácia. Esse presunto tem um gosto mais seco do que o presunto Parma.

Voltei a Hvar por volta das 16h00 (vale lembrar que as estradas por aqui são bem sinuosas). Fui conhecer o centro, suas lojas e a rua onde a alta gastronomia da está presente.

Para ser sincero, eu não sabia bem o que esperar de Hvar. Tinha apenas muita vontade de conhecê-la, afinal, é parada de muita gente famosa. Algo de bom deveria ter.

Na minha percepção, encontrei um lugar lindo, que mescla o antigo com boa gastronomia e uma paisagem singular.

Voltei ao hotel no final da tarde para recarregar as baterias (as da câmera e as minhas). O hotel ficava a 10 minutos de caminhada do centro, e essa era a paisagem que me acompanhava:

Jantei no Passarola, um restaurante frequentado pelas celebridades. Neste último mês, passaram por lá o Príncipe Harry, Rihanna e George Clooney. Dá pra ver que o lugar é bem conceituado.

Por se tratar de baixa temporada, a cidade estava bem tranqüila, e as baladas vazias. Fiz alguns filmes e voltei ao hotel para escrever estas linhas. Amanhã continua a minha jornada, mas já sinto ter que deixar Hvar…

BANNER-VIAGE-SEGURO

Compartilhe:

NOSSOS SERVIÇOS