É seguro viajar durante a gravidez?

Há um consenso entre os ginecologistas de que viajar durante a gravidez é seguro sob condições normais de saúde pré-natal – isto é, desde que você não tenha uma gravidez de alto risco ou um histórico de abortos espontâneos. Essa permissibilidade veio em parte por necessidade, devido às mudanças ocorridas em nosso contexto social. Atualmente, as mulheres têm de ir para o trabalho mesmo quando estão grávidas, e o que dizer então sobre mães solteiras que administram tudo por conta própria?
Dizer que viajar durante a gravidez é seguro é a mesma coisa que dizer que viajar de avião é seguro. Na maioria das vezes, é seguro, mas não totalmente livre de riscos. Há algumas condições para isso.

Quando é seguro viajar durante a gravidez?

• O segundo trimestre, que vai da 17ª semana à 28ª semana de gravidez, é considerado a melhor época para se viajar. Costuma ser menos desconfortável, visto que a náusea matinal se foi e os hormônios estão relativamente estáveis.

• O primeiro trimestre está mais sujeito a perigo, pois a maioria dos casos de aborto acontece durante este tempo. É melhor evitar viagens extenuantes, como longos trajetos de carro ou condução em terrenos irregulares.

• O terceiro trimestre não é tão perigoso quanto o primeiro, mas menos seguro do que o segundo.Algumas companhias aéreas só permitem o embarque até a 32 ª semana, no entanto, passeios de carro e viagens de comboio são bem-vindos, desde que você mantenha algumas medidas de emergência para parto prematuro.

Qual forma de viajar é mais segura durante a gravidez?

• Viajar durante a gravidez é relativamente livre de riscos, dependendo do período durante o qual você viaja. Durante o segundo trimestre, todos os tipos de transportes – seja carro, avião ou cruzeiro – são consideravelmente seguros.

• É melhor não deixar as viagens aéreas para o último trimestre de gravidez. Se você vai se mudar ou irá à casa de sua mãe para o parto, é melhor fazê-lo antes da 30ª semana.

• Viagens de carro são seguras para pequenas distâncias no primeiro trimestre, até porque, de certa forma, são inevitáveis. Mas é melhor não usar alguns tipos de transporte, como riquixás ou jipes, pois são um tanto bruscos e podem aumentar as chances de aborto.

Condições especiais para viagens durante a gravidez:

Toda essa conversa de como ou quando a viagem durante a gravidez é segura está sujeita, principalmente, à sua condição pessoal de saúde. O Pré-natal, para todas as mulheres grávidas, varia em grau e tipo. A categoria na qual você se encaixa é o fator mais importante para determinar a segurança de sua viagem. Se você tiver:

• Histórico de abortos espontâneos;

• Gravidez em idade avançada, pós 35 ou 40 anos;

• Pressão alta ou diabetes;

• Gravidez múltipla;

• Gravidez de alto risco devido a alguma razão;

Então, nenhum modo de viajar durante a gravidez é seguro para você. Consulte o seu ginecologista e só então faça planos de viagem.

Companhias aéreas

Algumas companhias aéreas têm políticas que dizem até quando uma mulher grávida pode viajar de avião. As regras das companhias aéreas em relação a gestantes existem porque há um risco de a mulher que está em seu terceiro trimestre de gravidez entrar em trabalho de parto durante o voo.

As políticas para gestantes das companhias aéreas podem ser dispostas em três categorias:

- Companhias que não restringem viagens durante a gravidez;

- Companhias que exigem um atestado médico de gestantes em gravidez avançada;

- Companhias que proíbem viagens aéreas após um determinado período de gestação.

Grande parte das companhias aéreas brasileiras, incluindo a TAM, Gol e Azul se encaixam na segunda classificação. A partir de um certo período de gravidez, é preciso apresentar, no momento do check-in, um atestado médico que certifique que a gestante possui condições clínicas adequadas para viagens por via aérea.

Caso necessite de informações mais detalhadas, as políticas para gestantes se encontram disponíveis nos sites de cada companhia aérea.

Fontes:

http://living.oneindia.in/pregnancy-parenting/prenatal/2011/travel-pregnancy-safe-160911.html

http://aimee-larsen-stoddard.suite101.com/airline-pregnancy-policy–travel-restrictions-for-pregnant-women-a247432

http://www.voeazul.com.br/aspx/servicoGestantes.aspx

http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/passageiros-especiais/gravidas/paginas/default.aspx

http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b40b403be14da210VgnVCM1000009508020aRCRD

BANNER-VIAGE-SEGURO

2 opiniões sobre “É seguro viajar durante a gravidez?”

  1. Ola Rogério,

    nesta sua materia vc diz que nao e permitido gravidas voarem apos a 32 semana de gravidez. Esta informacao nao procede e seria interessante vc atualizala. Gravidas podem voar, dependendo da copania, ate a 35, 36 semana, com atestado medico.

    Grata

    Luciana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>